Obra Dissertaçaõ sobre a combinaçaõ das ideas intelectuaes, e sensiferas para fazer progresso da noticia de hum só Deus, para o conhecimento de huma só religião, 1791. Cópia em JPEG Índice Dissertação Sobre a combinaçaõ das ideas, principalmente intellectuaes, a fim de vir por hum modo natural, mas regulado, em o conhecimento do supremo ser, e seus attributos 3. Verdade incommutavel objectiva 6. As verdades incommutaveis quando saõ entendidas, saõ em si mesmas conhecidas sem interposta substancia, tocando nellas mental, e immediatamente o entendimento 7. Aos nossos entendimentos em toda a parte apparecem algumas destas verdades incommutaveis, e eternas, as quais vemos muitas vezes ainda que naõ queiramos 12. Que cousa seja Idea actual, ou de Acto, a que commummente se chama Idea formal 16. A que causa se hão de attribuir as ideas, que naõ saõ intelligiveis, mas sensiferas, com as imagens, e apprehensões que d’aqui resultaõ, e nascem 19. A alma de si, e de seus sentidos naõ póde formar as primeiras ideas objectivas, e imagens de muitas cousas, que claramente conhece v[erbi] g[ratia] o infinito 20. Implicancia, que aparece na idea, ou imagem propria, e particular de Deos distincta delle, e por elle creada 22. Como he o homem imagem de Deos, e das imagens, que chamaõ de Deos, o homem naõ he imagem de Deos por natureza, mas por participaçaõ 23. Das apprehensões, e conhecimentos das Ideas innatas, e intelligiveis se podem formar imagens mentaes, que digaõ respeito, a algumas verdades deduzidas dessas Ideas, com tudo muito diversas dellas 25. Ainda na falta de Idea especifica da cousa para defini-la, e se vir no seu exacto conhecimento, conduzem muito as Ideas intelligiveis dos predicados geraes da mesma cousa 26. Todos os Philosophos, ainda o mesmo Loke, e outros semelhantes na formaçaõ das ideas compostas verdadeiras, attendem ás luzes de outras ideas simpleces, que naõ lhes entraraõ pelos sentidos, ainda que neguem isto mesmo, e o contradigaõ com a boca, falsamente persuadidos de que naõ tem mais Ideas, que as sensiferas 27. Ainda que por virtude do entendimento se ajuntem ás modificações sensiferas os conhecimentos do senso intimo, ausentes as luzes das ideas intelligiveis, que a todos illustraõ, naõ poderia a alma figurar muitas cousas, que conhece 28. Se com verdade se pode affirmar do objecto todo aquelle predicado que se conhecer incluso na sua idea? Dissertaçaõ Sobre a combinaçaõ de algumas ideas infusas, ou innatas, e outras acquisitas, para fazer progresso pela mesma rasaõ natural da noticia de hum só Deos, para conhecimento de huma unica Religiaõ. Segunda parte 123 b Artigo II. Outra Noçaõ, ou Idea de Deos, Infinidade Articulo IV. Prova-se a noticia de Deos innata a todos os homens a respeito dos Philosophos, que affirmaõ naõ estar destituido de todo o conhecimento de Deos quem obra bem, ou mal moralmente Artigo V. He imprudentissimo todo aquelle homem que nega, ou naõ confessa a verdade de hum só Deos Artigo VI. A Idea que temos do Ser, ou Ente Supremo dá a conhecer claramente, que he só hum o verdadeiro Deos Artigo VII. A Historia da creaçaõ do mundo, e propagaçaõ do genero humano, com a serie de acontecimentos que narraõ os Livros Santos, confirma a idea, que temos de Deos, e a verdadeira corrupçaõ originaria reparavel Artigo VIII. Este Messias naõ he Mafoma, nem a Seita Mahometana verdadeira Religiaõ: só a boa rasaõ basta para mostrar patentemente esta verdade Artigo VIIII. He paradoxo, e manifesta falsidade, que os cultores do Alcoraõ, Mouzoleo, e falsos Deoses, possaõ de modo algum ser acceptaveis ao verdadeiro Deos Artigo X. He evidente que o Messias esperado pelos antigos Judeos he Jesu Christo Artigo XI. Os Judeos figuravaõ mal a Idea do seu Messias, por isso negaõ, e rejeitaõ a Christo; mas esta negaçaõ he a ultima prova da verdade, que impugnaõ Artigo XII. A Religiaõ verdadeira he só huma. A boa rasaõ mostra esta verdade Artigo XIII. A Revelaçaõ descubrio á Philosophia campo, e materia para discorrer mais, e muito melhor no descobrimento da verdade | Índice > Dissertação Sobre a combinaçaõ das ideas, principalmente intellectuaes, a fim de vir por hum modo natural, mas regulado, em o conhecimento do supremo ser, e seus attributos > 24. Da verdade das Ideas simpleces, e compostas > 84 |