Obra PARECER sobre os chamados actos de fé, esperança, e caridade, e os de outras virtudes cristãs, 1798. Cópia em JPEG Índice [Rosto] [Epígrafes] Parte primeira. Da necessidade e do uso dos chamados Actos de Fé, Esperança, Charidade, e dos de outras virtudes Christans II. Obscuridade, que se encontra nos Theologos Escolasticos sobre este ponto V. Obscuridade do vocabulo Actos: differente sentido que por huma parte lhe daõ os Escolasticos, e por outra Escritura, a Igreja, e o povo VI. Naõ se pode facilmente mostrar, qual seja o preceito especial dos Actos das virtudes Theologaes, tomados no sentido dos Escolasticos VIII. He preciso pois voltar á lingoagem da Escritura, da Tradição e do Povo. Que cousa sejaõ os actos nesta lingoa. E primeiramente dos actos de amor IX. As Virtudes Theologaes naõ saõ virtudes puramente interiores, e que naõ tenhaõ outros actos proprios, senaõ os internos e externos do Christaõ X. Mostra-se isto primeiramente a respeito da fé. E como se deva entender o que dizem os Escolaticos, que ella se deve renovar muitas vezes XII. Distinçaõ famosa do amor em effectivo e affectivo do P. Sirmondo. Como se lhe deve responder para restabelecer inteiramente a sagrada doutrina da Charidade Christãa; e de algumas outras distinçoens escolasticas XIII. Os Autores das proposiçoens condenadas tomavaõ os Actos das virtudes Theologicas no sentido do P. Sirmondo. Q[u]aõ justa foi a sua condenação XIV. Os Escolasticos modernos, ao mesmo tempo que combatem a doutrina do P. Sirmondo, e a dos Authores das proposiçoens condenadas, não se affastaõ bastantemente dos inconvenientes da sua doutrina XV. Que por outra parte os mesmos Escolasticos confirmaõ a doutrina, que havemos estabelecido, acerca do sentido amplo, que se deve dar á palavra Actos. Que este he em substancia o mesmo parecer e doutrina de S. Thomaz XVII. Da obrigaçaõ que ha de referir todas as acçoens a Deos; obscuridades suscitadas acerca deste importante ponto. Difficuldades sobre S. Thomaz; propõe-se a soluçaõ dellas XVIII. Sentimento e intelligencia de S. Thomaz a respeito da relaçaõ habitual, virtual, e actual das acçoens humanas para Deos XIX.Outra difficuldade acerca de S. Thomaz: em que sentido ha obrigaçaõ de referir as acçoens a Deos, logo desde o primeiro uso da razaõ XX. Resolve-se a questaõ, de quando ha obrigaçaõ dos actos das virtudes Theologaes debaixo de culpa grave XXI. Em todos os Domingos e dias festivos tem obrigaçaõ o peccador de depor o affecto ao peccado mortal, e principiar ao menos a sua conversaõ XXII. He assaz provavel, que haja huma igual obrigaçaõ nos dias destinados pela Igreja ao jejum e á penitencia XXIII. Como se devem referir as nossas acçoens a Deos, para fugir do mesmo peccado venial, e também para obrar com perfeiçaõ XXIV. Regras para discernir na pratica, quando as nossas obras se referem a Deos verdadeiramente Parte Segunda Do uso das Formulas ou Protestaçoens, chamadas Actos das virtudes Theologaes I. Se ha necessidade de novas Formulas para o exercicio das virtudes Theologaes, alem das que nos ensina a Escritura e a Igreja V. Advertencias para bem se comporem as Formulas modernas. E em primeiro lugar da Formula da fé [Citação de Santo Agostinho – Epistola 143, 7] | Índice > Parte Segunda Do uso das Formulas ou Protestaçoens, chamadas Actos das virtudes Theologaes > VII. Advertencias para o Acto de Charidade > 214 |