Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/92594
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBule, Lara Miguel-
dc.date.accessioned2017-12-17T22:49:55Z
dc.date.accessioned2020-09-29T22:20:03Z-
dc.date.available2017-12-17T22:49:55Z
dc.date.available2020-09-29T22:20:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2183-8615 (digital)-
dc.identifier.issn1645-2259-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/43335-
dc.description.abstractTemática amplamente divulgada pel’Os Lusíadas de Camões, o episódio trágico de Inês de Castro repercutiu-se nas artes visuais, em particular na pintura de história, a partir do Romantismo. Com a alusão à Quinta das Lágrimas, nela se insinua também o motivo da paisagem, em sintonia com o Naturalismo e a aproximação aos valores estéticos do Impressionismo pelos artistas portugueses. Uma abertura à modernidade, que inclui a fotografia e o encontro, ainda, com o movimento Pré-Rafaelita, redimensionando o mito no imaginário oitocentista e identitário da arte nacional.por
dc.description.abstractSubject widely spread by Camões’ poem Os Lusíadas, the tragic episode of Inês de Castro was translated to visual arts, in particular history painting, with Romanticism. Referring to Quinta das Lágrimas, it also implies the motive of landscape, in harmony with Naturalism and the approach to Impressionism aesthetic values by portuguese artists. An overture to modernity, which encompasses photography and still the confluence with the Pre-Raphaelite movement, resizing the myth in nineteenth-century identity-related imagery of national art.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectInês de Castroeng
dc.subjectQuinta das Lágrimaseng
dc.subjectHistory Paintingeng
dc.subjectNaturalismeng
dc.subjectPre-Raphaeliteseng
dc.subjectInês de Castropor
dc.subjectQuinta das Lágrimaspor
dc.subjectPintura de Históriapor
dc.subjectNaturalismopor
dc.subjectPré- -Rafaelitaspor
dc.titleOs amores de Pedro e Inês: inspiração histórica e Naturalismo na pintura portuguesa oitocentistapor
dc.title.alternativeThe love story of Pedro and Inês: historical subjects and Naturalism in portuguese eighteenth-century paintingpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista de História da Sociedade e da Cultura vol. 17-
uc.publication.firstPage253-
uc.publication.lastPage276-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista de História da Sociedade e da Cultura-
uc.publication.volume17por
dc.identifier.doi10.14195/1645-2259_17_11-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno12-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/92594/246573/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/92594/246573/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11825993-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista de História da Sociedade e da Cultura
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
os_amores_de_pedro_e_ines.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.