Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5313
Title: Una crítica a los actuales sistemas educativos
Authors: Quintana Cabanas, José María
Keywords: education system;therapy;sistema educativo;terapia;sistema educativo;terapia
Issue Date: 2011
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: O artigo parte da constatação de que a educação está doente, e de que a maioria dos educadores faz parte dessa doença. Ao não se aperceberem dos sintomas, nem compreenderem as causas, ficam impossibilitados duma terapia adequada. A doença manifesta-se tanto nos sistemas educativos, como nas famílias e nos ambientes socioculturais. É, por outro lado, um mal-estar que se generalizou, sendo hoje transversal a toda a cultura do Ocidente. O Autor, partindo dos sintomas, analisa algumas das doenças mais generalizadas, como a fraqueza, a falta de convicção e a desorientação entre os educadores, e a adopção, pelos sistemas educativos, de alguns princípios pedagógicos pouco felizes e que estão a ter maus resultados. Termina propondo, para cada uma destas situações, uma terapia com a qual pensa ser possível a superação do fracasso escolar e a melhoria da educação.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/5313
ISSN: 1647-8614
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
15_-_una_critica_a_los_actuales_sistemas_educativos.pdf221.48 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.