Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5307
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Maria Helena Damião-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T16:18:39Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:29Z-
dc.date.available2012-06-14T16:18:39Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:29Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/5307-
dc.description.abstractÉ manifesta a aceitação que a perspectiva da prática reflexiva tem tido na área do ensino e da formação de professores entre académicos, decisores de políticas educativas e profissionais. Tal aceitação a que não será alheio o entusiasmo com que tem sido apresentado pelos seus teorizadores nem o carácter inovador que lhe atribuem, parece retrair o debate sobre o seu sentido e fundamentos, bem como a investigação sobre a sua eficácia. No presente texto procuramos trazer a lume essa questão, como ponto de partida para uma discussão mais profunda que urge realizar no quadro da pedagogia.por
dc.description.abstractOn peut constater une acceptation claire de la perspective de la pratique réflexive dans le domaine de l'enseignement et la formation des enseignants parmi les universitaires, les décideurs et les professionnels de l'éducation. Cette acceptation ne sera pas insensible à l'excitation dans sa présentation par les théoriciens ou au caractère novateur qui lui est assigné, et elle semble réduire le débat sur son sens et ses fondements, et aussi les recherches sur son efficacité. Dans cet article nous cherchons à mettre en lumière cette question, comme point de départ pour une discussion approfondie qui doit être entreprise dans en pédagogie.fra
dc.description.abstractIn the last years the perspective of reflective practice became very popular in the areas of education and teachers’ training and had a great acceptance among academics, policy makers and professionals related with educational fields. Such acceptance, certainly caused by the excitement of the reflective practice’ authors, seems to inhibit the discussion about the theoretical bases as well as the research about the real effectiveness of this movement. In the present paper we discuss this question. We think that this discussion will be very important to promote a seriously and necessary pedagogical debate.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectrefletive practiceeng
dc.subjectteacher's trainingeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectpratique reflexivefra
dc.subjectformation des ensegnantsfra
dc.subjectenseignementfra
dc.subjectprática reflexivapor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectensinopor
dc.titleAlgumas considerações de ordem crítica à perspectiva da prática reflexivapor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia extra-série 2011-
uc.publication.firstPage455-
uc.publication.lastPage466-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volumeExtra-sériepor
uc.publication.orderno36-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5307/276004/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5307/276004/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12339653-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
41_-_algumas_consideracoes_de_ordem_critica_a_perspectiva_da_pratica_reflexiva.pdf219.76 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.