Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4755
Title: | Contribuição da formação inicial para a construção do perfil profissional dos educadores de infância: percepções de futuros educadores | Authors: | Precatado, Maria Adelaide Damião, Maria Helena Nascimento, Maria Augusta |
Keywords: | pre primary education;curriculum;perception;enseignement pré-primaire;curriculum;perception;educação pré-primária;currículo;percepção | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Apresenta-se um estudo sobre a contribuição da formação inicial para a construção
do perfil profissional dos educadores de infância.
Na abordagem empírica realizada procurou-se conhecer a percepção dos
futuros educadores relativamente à contribuição do curso de formação inicial,
na globalidade e nas suas principais componentes, para o domínio do
perfil profissional definido pela tutela. Os resultados obtidos em três Escolas
Superiores de Educação revelam a prevalência de percepções positivas face
ao processo de formação, destacando-se a importância atribuída à componente
de prática pedagógica. On présente une étude sur la contribution de la formation initiale pour la construction du profil professionnel des éducateurs d’enfance. L’approche empirique réalisée a permis de connaître la perception des futurs éducateurs à l’égard de la contribution du cours de formation initiale, dans la globalité et dans ses principales composantes, pour le domaine du profil professionnel. Les résultats obtenus en trois Écoles Supérieures d’Éducation énoncent des perceptions positives des étudiants face au processus de formation, soulignant l’importance attribuée à la pratique pédagogique. This paper relates to a study on the contribution of pedagogical supervision and teacher training education to the development of the professional profile of Nursery School Teachers. The empirical research aimed at understanding how the prospective Nursery School Teachers value the contribution of their initial training, as a whole and in each one of its components, towards the mastery of the skills set forward in their Professional Profile. It was carried out in three Teacher Training Institutions and allows us to conclude that trainees have a positive perception of their Initial Training, highlighting the importance of Pedagogical Practice over the other components. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4755 | ISSN: | 1647-8614 | DOI: | 10.14195/1647-8614_43-1_6 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
9_-_contribuicao_da_formacao_inicial_para_a_construcao_do_perfil_profissional_dos_educadores_de_infancia-_percepcoes_de_futuros_educadores.pdf | 788.17 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.