Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4557
Title: | Contribuições da ergonomia cognitiva para a compreensão do erro no desempenho profissional | Authors: | Damião, Maria Helena | Issue Date: | 2007 | Publisher: | Imprensa da Universidade Coimbra | Abstract: | Em diversas áreas profissionais que envolvem elevados custos, segurança
e responsabilidade tem-se vindo a notar um crescente interesse pela compreensão
do erro no desempenho, com vista a reduzir a sua interferência,
bem como atenuar as suas consequências. Esta preocupação não deverá,
contudo, obscurecer uma outra igualmente relevante que é o aproveitamento
do potencial do erro como fonte de saber e de renovação de práticas.
Considerando que na área da Pedagogia se tem dado uma atenção
reduzida a este assunto e que haverá toda a vantagem em inverter tal circunstância,
no sentido de (re)pensar o desempenho dos profissionais que
nela laboram, entende-se por conveniente começar por sistematizar algum
conhecimento já apurado que se afigura como ponto de partida para esse
propósito. Dans de divers secteurs professionnels impliquant des coûts élevés et une haute sécurité et responsabilité, on remarque un intérêt accru pour la compréhension de l’erreur dans la performance, en vue de réduire son interférence et d’’atténuer ses conséquences. Cette préoccupation ne devrait pas, néanmoins, masquer une autre également importante qui est l’utilisation du potentiel de l’erreur comme source de savoir et de renouvellement des pratiques. En considérant qu’au domaine de la pédagogie on a encore prêté peu d’attention à ce sujet et qu’il faut modifier cela, dans le sens de (re)penser la performance de ces professionnels, on essaye une systématisation comme point de départ visant ce but. In different professional fields involving high costs, security and responsibility, there has been an increasing interest for understanding errors in performance, aiming to reduce its consequences. This concern should not surpass the error’s potential as a source of knowledge and of practical renewal. Considering that in pedagogy there hasn’t been given enough attention to this subject, we advance some ideas as a starting point for this intention. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4557 | ISSN: | 1647-8614 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
10_-_contribuicoes_da_ergonomia_cognitiva_para_a_compreensao_do_erro_no_desempenho_profissional.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.