Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4557
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDamião, Maria Helena-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T14:24:10Z
dc.date.accessioned2020-10-06T15:28:36Z-
dc.date.available2012-06-14T14:24:10Z
dc.date.available2020-10-06T15:28:36Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4557-
dc.description.abstractEm diversas áreas profissionais que envolvem elevados custos, segurança e responsabilidade tem-se vindo a notar um crescente interesse pela compreensão do erro no desempenho, com vista a reduzir a sua interferência, bem como atenuar as suas consequências. Esta preocupação não deverá, contudo, obscurecer uma outra igualmente relevante que é o aproveitamento do potencial do erro como fonte de saber e de renovação de práticas. Considerando que na área da Pedagogia se tem dado uma atenção reduzida a este assunto e que haverá toda a vantagem em inverter tal circunstância, no sentido de (re)pensar o desempenho dos profissionais que nela laboram, entende-se por conveniente começar por sistematizar algum conhecimento já apurado que se afigura como ponto de partida para esse propósito.por
dc.description.abstractDans de divers secteurs professionnels impliquant des coûts élevés et une haute sécurité et responsabilité, on remarque un intérêt accru pour la compréhension de l’erreur dans la performance, en vue de réduire son interférence et d’’atténuer ses conséquences. Cette préoccupation ne devrait pas, néanmoins, masquer une autre également importante qui est l’utilisation du potentiel de l’erreur comme source de savoir et de renouvellement des pratiques. En considérant qu’au domaine de la pédagogie on a encore prêté peu d’attention à ce sujet et qu’il faut modifier cela, dans le sens de (re)penser la performance de ces professionnels, on essaye une systématisation comme point de départ visant ce but.fra
dc.description.abstractIn different professional fields involving high costs, security and responsibility, there has been an increasing interest for understanding errors in performance, aiming to reduce its consequences. This concern should not surpass the error’s potential as a source of knowledge and of practical renewal. Considering that in pedagogy there hasn’t been given enough attention to this subject, we advance some ideas as a starting point for this intention.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade Coimbra-
dc.titleContribuições da ergonomia cognitiva para a compreensão do erro no desempenho profissionalpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 41-2-
uc.publication.firstPage181-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage206-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume41por
uc.publication.orderno8-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4557/274743/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4557/274743/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12317626-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10_-_contribuicoes_da_ergonomia_cognitiva_para_a_compreensao_do_erro_no_desempenho_profissional.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.