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https://hdl.handle.net/10316.2/36055
Title: | Gestão de emergência em escolas | Other Titles: | Gestión de emergencia en la escuela Intervention dans le cas de urgence dans l’école Emergency management in schools |
Authors: | Cruz, Rui M. Batista, João Santos Diogo, Miguel Tato |
Keywords: | Emergencia;escuelas;riesgos;protocolos;Urgence;école;risque;protocoles;Emergency;Schools;risk;protocols;Emergência;escolas;riscos;protocolos | Issue Date: | 2011 | Publisher: | Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança | Abstract: | Neste artigo é apresentada uma abordagem intencionalmente facilitadora do processo de intervenção, em caso de emergência,
em ambiente escolar. Tem por objectivo servir de suporte à decisão entre o momento de declaração da emergência e a
chegada das autoridades. Para tal é apresentado um conjunto de protocolos desenhados especificamente para diferentes
riscos naturais. Esta abordagem é dirigida a não-profissionais responsáveis, em cada organização, pela resposta à emergência. En este artículo se presenta un enfoque deliberadamente facilitador, para el proceso de intervención en caso de emergencia en el entorno escolar. Su objetivo es proporcionar apoyo a la decisión entre el momento de la declaración de emergencia y la llegada de las autoridades. Con este fin se presenta un conjunto de protocolos diseñados específicamente para diferentes peligros naturales. Esta visión está dirigida a los no profesionales responsables, en cada organización, por la respuesta de emergencia. Cet papier présente une approche, intentionnellement facilitateur, pour le processus d’intervention dans le cas de urgence. L’objective c’est de supporter la prise de décision entre le moment de déclaration de urgence et l’arrivée des équipes de des autorités. Pour ce motif c’est placée à la discussion un ensemble des protocoles, élaborée en réponse à différent scénarios du risque naturel. Cette approche est destinée pour non-professionnels, responsables dans chaque organisation pour l’intervention d’urgence. This paper presents an approach, intentionally facilitative, to the intervention process in case of emergency, in the school environment. The goal is to provide support to the decision between the moment of the declaration of the emergency and the arrival of the help teams. For such purpose it is placed to discussion a set of protocols designed specifi cally for different natural-risk scenarios. This approach is intended to nonprofessionals, responsible in each organizations for the preparedness to emergency. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/36055 | ISSN: | 1647-7723 | DOI: | 10.14195/1647-7723_18_12 |
Appears in Collections: | Territorium |
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