Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34908
Title: Riscos sociais, currículo da Eja e potencialidades dos jovens de Praia do Forte, Bahia/Brasil
Authors: Santos, Maria Gonçalves Conceição
Santos, Tula Ornellas Farias
Barbosa, Márcia Regina
Keywords: Risco Social;Currículo da EJA e Potencialidades de Jovens e Adultos
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/34789
Abstract: A educação de jovens em situação de risco social perpassa pela contextuliazação da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no tempo e no espaço. Esta modalidade de ensino surgiu como função reparadora de uma dívida social que o país tem com os jovens e adultos, decorrente do analfabetismo, da baixa qualificação profissional, do desperdício de experiências, entre outros. O estudo lança luz sobre saberes e fazares de jovens da comunidade de Açu da Torre, distrito de Praia do Forte, localizado no município de Mata de São João, Bahia, no intuito de contribuir para minimizar riscos sociais aos quais estão submetidos. Considerando isto, o artigo está organizado em três pontos básicos: riscos e EJA; saberes e fazeres de jovens e a inserção das experiências dos jovens e adultos no currículo da EJA. Trabalhos de autores que discutem a questão dos riscos sociais, do currículo, com aporte na EJA e no mundo do trabalho, nos dão respaldo teórico. A pesquisa de campo, por meio da observação “in loco” e do diálogo com os jovens e adultos da área em estudo, constitui importante caminho metodológico.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/34908
ISBN: 978-989-96253-3-4 (PDF)
DOI: 10.14195/978-989-96253-3-4_108
Rights: open access
Appears in Collections:Multidimensão e territórios de risco

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
108.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.