Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/34908
Title: | Riscos sociais, currículo da Eja e potencialidades dos jovens de Praia do Forte, Bahia/Brasil | Authors: | Santos, Maria Gonçalves Conceição Santos, Tula Ornellas Farias Barbosa, Márcia Regina |
Keywords: | Risco Social;Currículo da EJA e Potencialidades de Jovens e Adultos | Issue Date: | 2014 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança |
Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/34789 | Abstract: | A educação de jovens em situação de risco social perpassa pela contextuliazação da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no tempo e no espaço. Esta modalidade de ensino surgiu como função reparadora de uma dívida social que o país tem com os jovens e adultos, decorrente do analfabetismo, da baixa qualificação profissional, do desperdício de experiências, entre outros. O estudo lança luz sobre saberes e fazares de jovens da comunidade de Açu da Torre, distrito de Praia do Forte, localizado no município de Mata de São João, Bahia, no intuito de contribuir para minimizar riscos sociais aos quais estão submetidos. Considerando isto, o artigo está organizado em três pontos básicos: riscos e EJA; saberes e fazeres de jovens e a inserção das experiências dos jovens e adultos no currículo da EJA. Trabalhos de autores que discutem a questão dos riscos sociais, do currículo, com aporte na EJA e no mundo do trabalho, nos dão respaldo teórico. A pesquisa de campo, por meio da observação “in loco” e do diálogo com os jovens e adultos da área em estudo, constitui importante caminho metodológico. | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/34908 | ISBN: | 978-989-96253-3-4 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-96253-3-4_108 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Multidimensão e territórios de risco |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
108.pdf | 2.97 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.