Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/34797
Title: | Levantamento da concepção de risco ambiental e áreas de risco na escola básica em São João del Rei – Brasil: resultado preliminar |
Authors: | Ferreira, André Barbosa Ribeiro Tarôco, Larissa Trindade Souza, Carla Juscélia de Oliveira |
Keywords: | Concepção;Risco Ambiental;Educação Geográfica |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança Imprensa da Universidade de Coimbra |
Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/34789 |
Abstract: | Os desastres ambientais ocorrem em todo mundo com frequência, devido à combinação de fatores naturais e à intensificação e ação antrópica. Diante disso, surgiu o interesse por investigar a maneira como o tema é discutido na disciplina de Geografia, em duas escolas públicas de São João del-Rei, por meio de um projeto piloto, no âmbito de pesquisa de iniciação científica em andamento. Esse objetivou efetuar diagnóstico sobre o conhecimento e a concepção de risco ambiental e área de risco presentes entre alunos, além de investigar como o assunto é trabalhado pelos professores de Geografia. O levantamento e diagnóstico serão feitos através da coleta de informações por meio de questionário semiestruturado e, também pela observação em sala de aula durante a discussão do assunto. As bases teóricas que fundamentam a pesquisa encontram-se no contexto da Geografia e da Psicologia, referentes à noção de representação, percepção e de “Riscos”. A fase atual do trabalho compreende leituras, contato com os sujeitos das escolas e início da coleta de dados nas escolas. Durante a coleta, ainda sem a análise das respostas escritas, foi possível constatar entre as falas dos alunos a ideia de que em situação de inundações das casas o que tem há fazer é esperar a água abaixar, como acontece sempre quando há inundações na cidade. Os resultados finais estão previstos para novembro de 2014. A partir deles, espera-se propor atividades e ações com intuito de alertar, orientar e educar a população escolar para os riscos ambientais. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/34797 |
ISBN: | 978-989-96253-3-4 |
DOI: | 10.14195/978-989-96253-3-4_5 |
Rights: | open access |
Appears in Collections: | Multidimensão e territórios de risco |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
5.pdf | 3.13 MB | Adobe PDF | ![]() |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.