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dc.contributor.authorAlmeida, Carolina Vieira Caldeira de Lima de Souza-
dc.contributor.authorLeite, Adriana Filgueira-
dc.date.accessioned2018-07-25T13:23:11Z
dc.date.accessioned2020-10-07T13:45:51Z-
dc.date.available2018-07-25T13:23:11Z
dc.date.available2020-10-07T13:45:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1647-7723 (digital)-
dc.identifier.issn0872-8941-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44197-
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de propor práticas de ensino que trouxessem maior dinamismo à construção do conhecimento em sala de aula, a partir das percepções que os alunos possuem sobre o fenômeno que permeia a realidade desses, as inundações. Para tanto, tomou-se como amostra os alunos do bairro Ururaí em Campos dos Goytacazes (RJ), em específico os alunos da rede pública de ensino no 9º ano do Ensino Fundamental em 2015 e do 1º ano do Ensino Médio em 2016. As atividades realizadas com os alunos perpassaram entrevistas, aplicação de questionários, análise de mapas temáticos do bairro, aulas de campo, atividades lúdicas e apresentação de seminário. Por fim, as diversas práticas realizadas nesse trabalho mostraram-se como ferramentas eficazes no desenvolvimento da percepção crítica do alunado, tanto a respeito do ambiente vivido, quanto no que se refere aos desastres relacionados à água.por
dc.description.abstractThe present study was developed with the purpose of proposing teaching practices that would bring greater impetus to building knowledge in the classroom, based on the students' perceptions about the phenomenon that permeates the reality of these, the floods. Therefore, students from the Ururaí neighborhood in the municipality of Campos dos Goytacazes (RJ) were sampled. More specifically the students were from public schools system in the 9th year of primary education in 2015 and the 1st year of secondary education in 2016. The activities carried out with the students included interviews, the application of questionnaires, analysis of thematic maps of the neighborhood, field lessons, play activities and seminar presentation. These activities proved to be effective tools for developing the critical perception of students, both regarding the environment around them and in relation to disasters related to water.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectStudentseng
dc.subjectriskeng
dc.subjectgeography teaching practiceseng
dc.subjectAlunospor
dc.subjectriscopor
dc.subjectprática de ensino em geografiapor
dc.titleAs inundações em Ururaí e o ensino de Geografia: uma análise da percepção desses eventos por adolescentes da rede pública de ensinopor
dc.title.alternativeFloods in Ururaí and Geography education: an analysis of the perception of these events by adolescents in public schoolspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionTerritorium nº 25 (II)-
uc.publication.firstPage105-
uc.publication.issue25 (II)-
uc.publication.lastPage121-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleTerritorium: Revista Portuguesa de riscos, prevenção e segurança-
dc.identifier.doi10.14195/1647-7723_25-2_9-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno10-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/94657/279506/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/94657/279506/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12365507-
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