Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/93516
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRyan, Marie-Laure-
dc.date.accessioned2018-03-05T15:55:10Z
dc.date.accessioned2020-10-04T07:02:50Z-
dc.date.available2018-03-05T15:55:10Z
dc.date.available2020-10-04T07:02:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2183-5918-
dc.identifier.issn2183-6019 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/43604-
dc.description.abstractO termo transmedia storytelling tornou-se viral na área dos media studies. Mas, em que medida é que este termo define um fenómeno verdadeiramente novo e diferente dos conceitos já conhecidos de adaptação e transficcionalidade? O que significa realmente contar uma história através de diferentes media e em que condições isto é uma mais-valia? Neste artigo, serão avaliados vários tipos de projetos que se podem considerar de transmedia storytelling, embora não se enquadrem necessariamente no paradigma transmedia da ‘Costa Oeste’ dos Estados Unidos (i.e. Hollywood), bem como analisados três tipos de discurso associados a este fenómeno – o discurso da indústria, o discurso dos fãs e o discurso académico –, esperando poder diferenciar este último dos outros dois e, assim, definir alguns dos seus objetivos.por
dc.description.abstractThe term fransmedia storytelling has gone viral in media studies. But to what extent does it label a truly new phenomenon, different from the older concepts of adaptation and transfictionality? What does it really mean to tell a story through different media and under what conditions is it desirable? In this article, I examine several types of projects that could be considered as ‘transmedia storytelling’, without necessarily fitting within the paradigm of ‘West Coast’ (i.e. Hollywood) fransmedia, and I look at three types of discourse associated with the phenomenon - the industry discourse, the fan discourse and scholarly discourse - in the hope of distinguishing scholarly discourse from the other two and defining some of its goals.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjecttransmedia storytellingeng
dc.subjectnarratologyeng
dc.subjectindustry discourseeng
dc.subjectfan behavioureng
dc.subjectmythologyeng
dc.subjecttransfictionalityeng
dc.subjecttransmedia storytellingpor
dc.subjectnarratologiapor
dc.subjectdiscurso da indústriapor
dc.subjectcomportamento dos fãspor
dc.subjectmitologiapor
dc.subjecttransficcionalidadepor
dc.titleNarratologia transmedia e transmedia storytellingpor
dc.title.alternativeTransmedia Narratology and transmedia storytellingpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMediapolis n.º 6-
uc.publication.firstPage9-
uc.publication.issue6-
uc.publication.lastPage25-
uc.publication.journalTitleMediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público-
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_6_1-
uc.publication.orderno1-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/93516/265271/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/93516/265271/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12098764-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Mediapolis
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
narratologia_transmedia_e_transmedia_storytelling.pdf715.02 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.