Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/93470
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Alexandra Lima Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-11-16T17:33:40Z
dc.date.accessioned2020-10-04T03:37:41Z-
dc.date.available2017-11-16T17:33:40Z
dc.date.available2020-10-04T03:37:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1645‑5681-
dc.identifier.issn2183-5462 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/43232-
dc.description.abstractEste texto aborda a obra audiovisual de Godfrey Reggio, realizador independente norte-americano que tem a Tecnologia como seu tema principal. Ao longo de sua obra, marcada por um olhar poético e filosófico, Reggio produziu uma crítica contundente do mundo tecnológico contemporâneo. Seus filmes expõem o conflito entre a Natureza e a Tecnologia, vista pelo realizador como uma nova natureza, artificial; mais do que algo que utilizamos, ele considera que a Tecnologia é o meio ambiente no qual vivemos hoje. Apesar do paradoxo de utilizar o audiovisual para criticar a Tecnologia, Reggio o faz de uma forma consciente e criativa. Um estudo mais profundo sobre seus filmes e as suas principais influências e referências teóricas nos leva a questionar a homogeinização tecnológica reinante e a perguntar se a diversidade é realmente possível nos media.por
dc.description.abstractThis text approaches the work of Godfrey Reggio, independent American director who has Technology as his main theme. Throughout his work, marked by a poetic and philosophical look, Reggio produced a striking critique of the contemporary world. His films expose the conflict between Nature and Technology, seen by the filmmaker as a “new nature”, artificial. More than anything we use, he believes that Technology is the environment in which we live today. Despite the paradox of using the audiovisual to criticize Technology, Reggio does so in a conscious and creative way. A deeper study of his films and their main influences and theoretical references leads us to question the prevailing technological homogenization and to ask whether diversity is actually possible in the media.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjecttechnologyeng
dc.subjectmediaeng
dc.subjectcinema and televisioneng
dc.subjectdiversityeng
dc.subjectcultural homogenizationeng
dc.subjecttecnologiapor
dc.subjectmediapor
dc.subjectcinema e televisãopor
dc.subjectdiversidadepor
dc.subjecthomogenização culturalpor
dc.titleA diversidade e os media na obra de Godfrey Reggiopor
dc.title.alternativeDiversity and media in the work of Godfrey Reggiopor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMedia & Jornalismo nº 31, vol. 17, nº 2-
uc.publication.firstPage153-
uc.publication.issue31-
uc.publication.lastPage163-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMedia & Jornalismo: uma revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo-
uc.publication.volume17por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_31_10-
uc.publication.orderno10-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/93470/264782/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/93470/264782/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12090728-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Media & Jornalismo
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_diversidade_e_os_media_na_obra_de_godfrey_reggio.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.