Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/93348
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dc.contributor.authorDrucker, Johanna-
dc.date.accessioned2018-10-23T13:40:21Z
dc.date.accessioned2020-10-04T00:49:26Z-
dc.date.available2018-10-23T13:40:21Z
dc.date.available2020-10-04T00:49:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2182-8830-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44341-
dc.description.abstractUm compêndio de curiosidades literárias de 1842, compilado pelo bibliófilo Gabriel Peignot, apresenta uma coleção de obras e regras para a sua composição que possui correlações interessantes com produções eletrónicas, computacionais e digitais de obras poéticas. Como esses trabalhos foram escritos sob constrangimento, a sua abordagem baseada em regras possui um caráter algorítmico que pode ser comparado com as táticas de composição usadas na produção computacional. Este artigo analisa a coleção de Peignot em termos ligeiramente diferentes daqueles com que ele organizou o seu compêndio. Em vez de classificar as obras de acordo com uma tipologia de propriedades formais, este artigo apresenta uma tipologia de métodos de produção e técnicas de composição. Embora nem todas as abordagens eletrónicas sejam antecipadas pelos trabalhos coligidos na obra notável de Peignot, o alcance e a variedade desses métodos, muitos dos quais têm origem na Antiguidade, estabelecem uma longa linhagem para as convenções de composição poética baseada em regras.por
dc.description.abstractAn 1842 compendium of literary curiosities assembled by bibliophile Gabriel Peignot presents a collection of works and rules for their composition that has interesting correlations with electronic, computational, and digital productions of poetic works. Because these works were written under constraint, their rule-bound approach has an algorithmic character that can be compared with the compositional tactics used in computational work. This paper analyzes Peignot’s collection in terms slightly different from those on which he organized his compendium. Rather than sort the works in a typology of formal properties, this paper presents a typology of production methods and compositional techniques. Though not all electronic approaches are anticipated by the works collected in Peignot’s remarkable work, the range and variety of these methods, many of which reach into antiquity, establishes a long lineage for conventions of rule-based poetic composition.eng
dc.language.isoeng-
dc.publisherCentro de Literatura Portuguesa-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectcompositioneng
dc.subjectalgorithmic techniqueseng
dc.subjectelectronic poetryeng
dc.subjectmacaronic verseeng
dc.subjectcombinatoricseng
dc.subjectcomposiçãopor
dc.subjecttécnicas algorítmicaspor
dc.subjectpoesia eletrónicapor
dc.subjectverso macarrónicopor
dc.subjectcom-binatóriapor
dc.titleAmusements électroniquespor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMatlit v. 6, nº 1-
uc.publication.firstPage27-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage35-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMATLIT: Materialidades da Literatura-
uc.publication.volume6por
dc.identifier.doi10.14195/2182-8830_6-1_2-
uc.publication.orderno2-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/93348/263536/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/93348/263536/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12072435-
item.fulltextWith Fulltext-
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