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https://hdl.handle.net/10316.2/93335
Title: | Orality, Germanic Literacy and Runic Inscriptions in Anglo-Saxon England | Authors: | Daly, James | Keywords: | runic writing;Old English poetry;secondary orality;transi-tional literacy;textuality;escrita rúnica;poesia em Old English;oralidade secundária;literacia transicional;textualidade | Issue Date: | 2017 | Publisher: | Centro de Literatura Portuguesa Imprensa da Universidade de Coimbra |
Abstract: | A presença de escrita rúnica antes do influxo de alfabetização latina na Inglaterra anglo-saxónica é muitas vezes negligenciada quando se investiga a natureza transicio-nal da oralidade e da literacia na escrita anglo-saxónica vernácula. A presença de runas na sociedade anglo-saxónica e os manuscritos em Old English apoiam a teoria de que a poesia inglesa antiga operou dentro de um período de transição entre oralidade e alfabetização (como argumentaram O’Keeffe (1990), Pasternack (1995), Amodio (2005)). No entanto, os símbolos rúnicos problematizam a definição de oralidade no âmbito dos estudos da oralidade formulaica em Old English, porque as práticas de escrita rúnica são anteriores à alfabetização latina na Inglaterra. Este artigo explora a possibilidade de que a oralidade contida na poesia em Old English seja uma forma de oralidade secundária devido à pré-existência de escrita rúnica na Inglaterra anglo-saxónica. Esta forma de oralidade secundária ocorre dentro da mudança cultural e social mais ampla entre a oralidade primária e os estados modernos hiper-alfabetizados, pois as runas atuam como uma representação literária da mudança na construção do pensamento e da literatura em língua inglesa. Este artigo sugere que as runas podem ser entendidas como um tipo de “literacia transicional” entre a oralidade primária e as práticas literárias alatinadas. Elas funcionam como forma de compor e registar o pensamento enquanto texto ao mesmo tempo que mantêm elementos fortemente associados à construção de uma cultura oral primária no modo como os textos são interpretados por uma cultura familiarizada com a escrita. Por conseguinte, torna-se necessário clarificar o entendimento do Old English como forma poética de transição, a saber, que a natureza e o grau de transição contidos na poesia em Old English se desenvolve a partir de inscrições rúnicas que representam uma transição entre as formas germânica e latina de textualidade e de literacia. The presence of runic writing before the influx of Latinate literacy in Anglo-Saxon England is often neglected when investigating the transitional nature of orality and literacy in vernacular Anglo-Saxon writing. The presence of runes in Anglo-Saxon society and Old English manuscripts supports the theory that Old English poetry operated within a transitional period between orality and literacy (as argued by O’Keeffe (1990), Pasternack (1995), Amodio (2005)). However runic symbols prob-lematize the definition of orality within Old English oral-formulaic studies because runic writing practices predate Latinate literacy in England. This article explores the possibility that the orality contained within Old English poetry is a form of secondary orality due to the pre-existence of runic writing in Anglo-Saxon England. This form of secondary orality occurs within the wider social cultural shift between primary orality and modern hyper-literate states as runes act as a literary representation of change within the construction of thought and literature in the English language. This article suggests that runes can be understood as a type of ‘transitional literacy’ be-tween primary orality and Latinate derived literary practices. They act as a way of composing and recording thought as text while still maintaining elements strongly associated with the construction of a primary oral culture in how the texts are inter-preted by a culture familiar with writing. Therefore clarification must be made when understanding Old English as a transitional poetic form, namely that the nature and degree of transition contained within Old English poetry builds upon runic inscrip-tions as it represents a transition between a Germanic and Latinate forms of textuali-ty and literacy. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/43616 | ISSN: | 2182-8830 | DOI: | 10.14195/2182-8830_5-1_3 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Matlit |
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