Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/89455
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Ana Cristina Macário | |
dc.contributor.author | Carapinha, Conceição | |
dc.date.accessioned | 2019-11-26T12:15:55Z | |
dc.date.accessioned | 2020-08-27T18:27:16Z | - |
dc.date.available | 2019-11-26T12:15:55Z | |
dc.date.available | 2020-08-27T18:27:16Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1701-5 (PDF) | |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1700-8 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/89455 | - |
dc.description.abstract | The syllabus of Portuguese, at the secondary school level, stresses the centrality of the text(s) in the classroom. This paper aims to promote the students’ skills related with the production and interpretation of texts, focusing the two main textual properties, cohesion and coherence. The activities suggested by the authors involve three critical areas: referential cohesion, cohesion between text spans involving connectives and coherence building. | eng |
dc.description.abstract | Os programas de Português do ensino secundário salientam a centralidade do texto, e mais especificamente do texto complexo, na análise a desenvolver em sala de aula, configurando-o como objeto de trabalho preferencial. Este artigo visa precisamente promover as competências dos alunos no plano da interpretação e da produção de textos de complexidade crescente, a partir de atividades centradas sobre as duas propriedades centrais do texto, a coesão e a coerência. As atividades aqui avançadas envolvem três áreas críticas em que urge intervir de forma metódica: coesão referencial, coesão interfrásica e consciencialização dos mecanismos geradores de coerência. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | text | eng |
dc.subject | referential cohesion | eng |
dc.subject | intersentential cohesion | eng |
dc.subject | text coherence | eng |
dc.subject | teaching of Portuguese as L1 | eng |
dc.subject | texto | por |
dc.subject | coesão referencial | por |
dc.subject | coesão interfrásica | por |
dc.subject | coerência textual | por |
dc.subject | ensino de Português L1 | por |
dc.title | Trabalhar sobre o texto na aula de português | por |
dc.title.alternative | Working on texts in the Portuguese class | eng |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 399 | - |
uc.publication.lastPage | 415 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-1701-5_17 | - |
uc.publication.section | Parte 4 - Ensino de Português | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 19 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | por |
uc.publication.bookTitle | A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/89455/198547/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/89455/198547/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/10971921 | - |
uc.publication.parentItemId | 56736 | - |
uc.itemId | 67703 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trabalhar_sobre_o_texto_na_aula_de_portugues.pdf | 642.26 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.