Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/89455
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Ana Cristina Macário
dc.contributor.authorCarapinha, Conceição
dc.date.accessioned2019-11-26T12:15:55Z
dc.date.accessioned2020-08-27T18:27:16Z-
dc.date.available2019-11-26T12:15:55Z
dc.date.available2020-08-27T18:27:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-989-26-1701-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1700-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/89455-
dc.description.abstractThe syllabus of Portuguese, at the secondary school level, stresses the centrality of the text(s) in the classroom. This paper aims to promote the students’ skills related with the production and interpretation of texts, focusing the two main textual properties, cohesion and coherence. The activities suggested by the authors involve three critical areas: referential cohesion, cohesion between text spans involving connectives and coherence building.eng
dc.description.abstractOs programas de Português do ensino secundário salientam a centralidade do texto, e mais especificamente do texto complexo, na análise a desenvolver em sala de aula, configurando-o como objeto de trabalho preferencial. Este artigo visa precisamente promover as competências dos alunos no plano da interpretação e da produção de textos de complexidade crescente, a partir de atividades centradas sobre as duas propriedades centrais do texto, a coesão e a coerência. As atividades aqui avançadas envolvem três áreas críticas em que urge intervir de forma metódica: coesão referencial, coesão interfrásica e consciencialização dos mecanismos geradores de coerência.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopen access-
dc.subjecttexteng
dc.subjectreferential cohesioneng
dc.subjectintersentential cohesioneng
dc.subjecttext coherenceeng
dc.subjectteaching of Portuguese as L1eng
dc.subjecttextopor
dc.subjectcoesão referencialpor
dc.subjectcoesão interfrásicapor
dc.subjectcoerência textualpor
dc.subjectensino de Português L1por
dc.titleTrabalhar sobre o texto na aula de portuguêspor
dc.title.alternativeWorking on texts in the Portuguese classeng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage399-
uc.publication.lastPage415-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1701-5_17-
uc.publication.sectionParte 4 - Ensino de Portuguêspor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno19-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleA formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/89455/198547/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/89455/198547/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/10971921-
uc.publication.parentItemId56736-
uc.itemId67703-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalhar_sobre_o_texto_na_aula_de_portugues.pdf642.26 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.