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https://hdl.handle.net/10316.2/5558
Title: | A violência como factor de vulnerabilidade segundo os adolescentes: estudo em contexto escolar | Authors: | Silva, Marta Angélica Iossi Pereira, Beatriz Oliveira |
Keywords: | Violence;Vulnerability;Educational context;Violence;Vulnérabilité;Contexte scolaire;Violência;Vulnerabilidade;Contexto escolar | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | O objectivo deste estudo foi compreender como é que os adolescentes escolares
percebem a violência em suas diferentes formas e expressões e em que
medida cada uma destas dimensões é percebida como factor de vulnerabilidade.
O estudo é de natureza qualitativa e os dados foram colhidos por meio
de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a adolescentes dos 12 a 18 anos.
A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo temática
baseando-se em princípios hermenêutico-dialéticos. A violência social, em
particular a delinqüência juvenil, comunitária e escolar é apontada enquanto
um factor de vulnerabilidade o que nos leva a considerar que para impedirmos
a sua (re) produção, as iniciativas sóciopolíticas devem procurar
responder aos desafios de tirá-la da clandestinidade; compreender melhor
o seu processo de produção e formar profissionais da saúde e da educação
comprometidos na sua resolução. L’objectif de cette étude a été comprendre comme c’est que les adolescents scolaires perçoivent la violence dans leurs différentes formes et les expressions et où mesurée chacune de ces dimensions est perçu mange facteur de vulnérabilité. L’étude c’est de nature qualitative, en utilisant mange technique de rassemble de données des entrevues semi-estruturadas à des adolescents de 12 à 18 ans. L’analyse des données a été réalisée au moyen de l’analyse de contenu thématique. La violence sociale, en particulier la délinquance juvénile, communautaire et scolaire est indiquée comme un facteur de vulnérabilité ce qui nous amène à considérer que pour empêcher sien (re) production, les initiatives sociopolitiques doivent chercher répondre aux défis l’enlever de la clandestinité; comprendre mieux son processus de production et former des professionnels compromis dans sa confrontation. This study aimed to understand how adolescent students perceive violence in its different forms and expressions and to what extent these dimensions are perceived as vulnerability factors. This is a qualitative study and data were collected through semi-structured interviews with adolescents aged 12 to 18 years. Data were analyzed through content thematic based on dialectical- -hermeneutical principles. Social violence, specifically youth delinquency, in the community and at school, is appointed as a vulnerability factor, which lead us to the conclusion that to impede its (re)production, social-political measures should aim at the challenge of exposing it; try to better understand its process of production and train compromised professionals to cope with it. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/5558 | ISSN: | 1647-8614 | DOI: | 10.14195/1647-8614_43-2_8 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
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