Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5555
Title: Percepção de factores de risco e de protecção ao desenvolvimento infantil: o papel do educador
Authors: Lopes, Patrícia Esperança
Festas, Isabel
Urbano, Pedro
Keywords: Educational resilience;Protection factors;Risk factors;Educational practices;Kindergarten teachers;Résilience psychologique;Résilience éducative;Facteurs de protection et de risque;Pratiques éducatives;Enseignants de maternelle;Resiliência educacional;Factores protectores;Factores de risco;Práticas educativas;Educadores de infância
Issue Date: 2011
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente estudo incide sobre a questão da resiliência psicológica em contexto escolar e, mais especificamente, sobre as percepções que os educadores têm acerca dos factores de risco e, sobretudo, dos factores de protecção ao desenvolvimento infantil conducentes à resiliência educacional. O objectivo foi analisar a percepção que os educadores têm dos diferentes factores, bem como verificar se existe correspondência entre as suas percepções e a sua prática educativa, avaliada através de questionário. Como tal, avaliaram-se também os diferentes tipos de práticas implementadas e valorizadas pelos educadores de infância, tendo-se procurado analisar possíveis diferenças em função de variáveis como idade do educador, vínculo laboral, local de ensino (público, privado, IPSS) e zona de trabalho (rural ou urbana). No estudo empírico utilizaram-se dois instrumentos concebidos para o efeito, além de uma ficha de dados sócio-demográficos: o “Questionário de Caracterização de Práticas Educativas” (QCPE) e o “Questionário de Percepção de Factores de Risco e de Protecção ao Desenvolvimento Infantil” (QPFRPDI). Os participantes foram 139 educadores de infância, de diversas instituições da zona centro do país. Os resultados obtidos sugerem que os educadores percepcionam, de uma forma geral, os factores de risco e de protecção ao desenvolvimento infantil, não tendo sobressaído diferenças significativas em função das variáveis em estudo. No que respeita às dimensões da prática educativa, verificou-se que existem práticas mais utilizadas, como o “Planeamento de Actividades” e outras menos utilizadas como aquelas relacionadas com a “Participação dos Pais”. São evidentes diferenças significativas na adopção de algumas práticas educativas, em função do tipo de vínculo de trabalho, da idade dos educadores e do local de trabalho. Procurámos ainda verificar se existia uma associação entre as práticas que os educadores referem utilizar e os factores protectores por eles valorizados. Podemos dizer que não se encontraram associações entre estas duas variáveis, com excepção das práticas relativas à “Participação dos Pais” que se mostram relacionadas com o factor “Características da Comunidade”. Assim, apesar de ser expectável a adopção, por parte dos educadores, de práticas que os mesmos consideram como factores de protecção, parece ser evidente, na amostra estudada, que tal não acontece.
Cette étude se propose d’analyser la question de la résilience psychologique en contexte scolaire, plus précisément les perceptions qu’ont les éducateurs de jeunes enfants des facteurs de risque et (surtout) des facteurs de protection du développement de l’enfant. En tant que tel, on a analysé la perception que les participants (139 enseignants de maternelle, âgés entre 22 et 56 ans) avaient de ces facteurs, vérifiant l’existence (ou non) de correspondances entre leurs perceptions et leurs pratiques éducatives, telles qu’évaluées par deux questionnaires conçus à cette fin. On a aussi évalué les possibles relations entre différents types de pratiques et différents variables, telles que l’âge et l’expérience professionnelle de l’éducateur ou encore le type d’institution (publique, privée, d’assistance). Les résultats suggèrent que les enseignants perçoivent, en règle générale, les facteurs de risque et de protection au développement de l’enfant. En ce qui concerne leurs pratiques éducatives, il a été constaté qu’il existe des différences significatives dans l’adoption de certaines pratiques éducatives selon leur âge, leur situation professionnelle ou encore le type d’institution où ils exercent leur activité. On n’a pourtant pas constaté une adoption significative de pratiques considérées, par eux-mêmes, comme étant des facteurs de protection.
This paper aims to study the question of resilience within a school context, more specifically the perceptions of educators regarding risk factors and protection factors of child development which can lead to educational resilience. The main goal is to analyze the perception that educators may have of the different factors and to verify if there is any link between their perceptions and their educational practices and therefore if educators are indeed promoters of educational resilience through their own practice. Accordingly we will also evaluate the different types of practices implemented and valued by kindergarten educators in order to analyze possible differences in function of variables such as the age of the educator, employment conditions, type of school (public, private or IPSS) and area of work (rural or urban). Three instruments conceived for this purpose were used, a “Social-Demographic Data File”, a “Characterization of Educational Practices Questionnaire” (QCPE) and “Perception of Risk Factors and of Protection of Child Development Questionnaire” (QPFRPDI). The subjects of this study were 139 kindergarten educators from different schools in the center geographic area of the country. The results suggest that educators, generally speaking, have a perception of risk and protection factors and of child’s development. Moreover, no significant differences were found regarding the variables considered in this study. In what concerns to the dimension of the educational practice it was clear that some practices (e.g.,“Activities Planning”), are implemented more often and others (e.g., “Parent’s Participation”). Significant differences in the adoption of certain educational practices are evident based on employment conditions, age of educators and place of work. In what regards to the link between perception of risk factors and protection to development, and educational practices, we can say that such link does not exist, with the exception to the practice “Parent’s Participation” and the factor “Community Characteristics”. In short, a discrepancy is evident between the conceptions and practice of educators.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/5555
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_45-2_8
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

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