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https://hdl.handle.net/10316.2/5549
Title: | Atribuições causais do (in)sucesso académico no ensino superior: padrões diferenciais de professores e estudantes | Authors: | Ferreira, Marco Maia Bidarra, Maria da Graça Amaro Raposo, Nicolau Vasconcelos |
Keywords: | Higher education;Causal attributions;Academic achievement;Enseignement supérieur;Rendement académique;Attributions causales;Ensino superior;Rendimento académico;Atribuições causais | Issue Date: | 2011 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | O presente estudo procura testar a existência de um padrão egodefensivo nos
processos de atribuição de estudantes e professores relativamente ao sucesso
e ao insucesso académico no ensino superior. Os dados foram recolhidos junto
de 558 estudantes e 202 professores portugueses, pertencentes a seis instituições
de ensino superior, que responderam a um questionário elaborado para o
efeito: Questionário de Atribuições Causais do Rendimento Académico (QACRA).
Os resultados obtidos apontam para a existência de padrões diferenciais de
professores e estudantes, permitindo concluir que o padrão egodefensivo está
apenas presente nas respostas dos primeiros, dados que podemos ainda interpretar
à luz das representações sociais e da identidade profissional dos professores. Dans le présent article nous prétendons tester l’existence d’un effet egodefensif dans les processus de l’attribution du rendement académique des étudiants de l’enseignement supérieur. 558 étudiants et 202 professeurs de différentes institutions ont répondu au Questionário de Atribuições Causais do Rendimento Académico (QACRA). Les résultats montrent qu’il y a de différents modes d’ attribution et que l’effet egodefensif est seulement présent dans les réponses des professeurs, ce que nous interprétons en fonction des représentations sociales et de l’ identité professionnelle des professeurs. In the present paper we try to test the existence of an egodefensive pattern in students and teachers attributional processes about the academic achievement on higher education. 558 students and 202 Portuguese teachers of different institutions responded to a questionnaire prepared for this purpose: Questionário de Atribuições Causais do Rendimento Académico (QACRA). The results show that there are different patterns of attributions although the egodefensive effect is only present in the answers of teachers, which may be interpreted in the light of teachers’ social representations and professional identity. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/5549 | ISSN: | 1647-8614 | DOI: | 10.14195/1647-8614_45-2_7 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
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