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https://hdl.handle.net/10316.2/5345
Title: | Morphological knowledge and learning new words | Authors: | Nunes, Terezinha Bryant, Peter Evans, Deborah |
Keywords: | morphological knowledge;morphemes;children’s vocabulary learning;conhecimento morfológico;morfemas;aprendizagem de vocabulário pelas crianças | Issue Date: | 2010 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Partindo do princípio que o vocabulário das crianças é fundamental para a
comunicação e a compreensão de textos escritos e para o sucesso escolar como
um todo, este trabalho visa estudar um dos factores cognitivos que podem
influenciar a aprendizagem de vocabulário pelas crianças – concretamente, a
consciência morfológica. Os autores crêem que este conhecimento pode ser
crucial para o desenvolvimento de métodos de promoção do desenvolvimento
do vocabulário das crianças.
O estudo que aqui se reporta demonstra que a consciência morfológica
contribui para a capacidade de memorização de histórias e estímulos escritos,
muito para além do papel que pode atribuir-se, nessa capacidade, às
competências fonológicas dos indivíduos. A investigação conclui pela mais
valia do desenvolvimento de competências morfológicas das crianças, mais
ainda que as análogas competências em ortografia, como forma de promoção
do alargamento do seu vocabulário. Assuming that children’s vocabulary is crucial to their ability to communicate and their comprehension of written text and thus to their general academic achievement, this study aimed to investigate one of the cognitive factors that might affect children’s vocabulary learning – namely, morphological awareness. The authors think that this knowledge can guide researchers and teachers in the development of methods to promote children’s vocabulary growth. This study showed that morphological awareness contributes to children’s ability to remember novel, word-like stimuli, above and beyond the contribution of children’s phonological skills. This investigation brings a new result that demonstrates that children’s awareness of morphemes might influence more than their mastery of orthography and thus adds to the good reasons already known to nurture children’s awareness of morphemes in school. |
Description: | Número conjunto comemorativo dos 30 anos da FPCEUC | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/5345 | ISSN: | 1647-8614 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
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