Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5344
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDuru-Bellat, Marie-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T16:26:07Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:26:41Z-
dc.date.available2012-06-14T16:26:07Z
dc.date.available2020-10-06T20:26:41Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/5344-
dc.descriptionNúmero conjunto comemorativo dos 30 anos da FPCEUC-
dc.description.abstractNas sociedades modernas, quando o mérito é assumido como a base em que assenta a seriação dos indivíduos, a escola é perspectivada como sendo a responsável por fazer a avaliação desses níveis de mérito. Partindo do princípio que as sociedades são desiguais, a sociologia da educação mostra que é impossível considerar que o sucesso escolar se deva às diferenças de mérito individual. Do mesmo modo, uma meritocracia plena induziria várias consequências nefastas, tanto no meio escolar como na vida profissional. Contudo, o mérito não pode ser desconsiderado, assumido como um princípio de justiça, deve ser combinado com outros tais como os imperativos de necessidade e a igualdade. Resulta, portanto, que ao nível societal, a obsessão pelo mérito e a promoção de igualdade de oportunidades não deve desviar atenções da luta contra as próprias desigualdades.por
dc.description.abstractWhile merit is a crucial basis to allocate individuals to unequal positions in modern societies, school is responsible for assessing it among pupils. Sociology of education shows that it is impossible, as long as societies are unequal, to consider that social inequalities in school attainment result from the diversity of pupils’ merit. In the same time, a perfect meritocracy would induce many negative consequences, both within school and in professional life. However, merit cannot be completely discarded, and this principle of justice should in fact be combined with other one such as need and equality. It remains that at the society level, the obsession of merit and the correlative promotion of equality of opportunity should not divert from fighting against inequalities themselves.eng
dc.language.isofre-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectsocial inequalities of attainmenteng
dc.subjectmeriteng
dc.subjectmeritocracyeng
dc.subjectprinciples of justiceeng
dc.subjectdesigualdades de realização socialpor
dc.subjectméritopor
dc.subjectmeritocraciapor
dc.subjectprincípios de justiçapor
dc.titleL’école et les ambivalences du méritefre
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia Psychologica-30 anos 2010-
uc.publication.firstPage25-
uc.publication.lastPage32-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volumeComemorativo 30 Anospor
uc.publication.orderno2-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5344/275496/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5344/275496/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12329582-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5_-_l_ecole_et_les_ambivalences_du_merite.pdf417.05 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.