Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/5334
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reimão, Cassiano | - |
dc.contributor.other | Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.) | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-14T16:18:42Z | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T20:26:37Z | - |
dc.date.available | 2012-06-14T16:18:42Z | |
dc.date.available | 2020-10-06T20:26:37Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 1647-8614 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/5334 | - |
dc.description.abstract | A situação do mundo em que, hoje, a escola e os sistemas educativos estão inseridos, convida-nos a um questionamento filosófico e ético radical; a reflexão filosófica exerce, aqui, uma missão decisiva de mediação, visível nas escolhas éticas a efectuar; à reflexão ética compete encorajar o respeito pela dignidade humana, pelas responsabilidades humanas e pelos direitos do homem, como elementos-chave em todo o projecto educativo. | por |
dc.description.abstract | La situation du monde où, aujoud´hui, l´école et les systèmes éducatifs sont insérés, nous invite à un questionnement philosophique et éthique radical; la réflexion philosophique exerce, ici, une mission décisive de médiation, visible dans les choix éthiques à réaliser; il appartient à la réfléxion éthique d´encourager le respect de la dignité humaine, des responsabilités humaines et des droits de l´homme, comme éléments-clef dans tout le projet éducatif. | fra |
dc.description.abstract | Nowadays, the world framework of the school and the educational systems leads us to take a philosophical and radical ethical stand. The philosophical discussion plays a decisive role of mediation, shown in ethical decisions; it is up to the ethical thought to encourage the respect for human dignity, for human responsibilities and for human rights, pinpointing key elements throughout the educational project. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | - |
dc.subject | philosophy | eng |
dc.subject | education | eng |
dc.subject | school | eng |
dc.subject | ethics | eng |
dc.subject | value | eng |
dc.subject | mediation | eng |
dc.subject | intersubjectivity | eng |
dc.subject | pedagogical relationship | eng |
dc.subject | human dignity | eng |
dc.subject | philosophie | fra |
dc.subject | éducation | fra |
dc.subject | école | fra |
dc.subject | éthique | fra |
dc.subject | valeur | fra |
dc.subject | médiation | fra |
dc.subject | intersubjectivité | fra |
dc.subject | rélation pédagogique | fra |
dc.subject | dignité humaine | fra |
dc.subject | filosofia | por |
dc.subject | educação | por |
dc.subject | escola | por |
dc.subject | valor | por |
dc.subject | mediação | por |
dc.subject | intersubjectividade | por |
dc.subject | relação pedagógica | por |
dc.subject | dignidade humana | por |
dc.title | Para uma filosofia da educação: a filosofia como mediação nas escolhas éticas em educação | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Revista Portuguesa de Pedagogia extra-série 2011 | - |
uc.publication.firstPage | 373 | - |
uc.publication.lastPage | 383 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Revista Portuguesa de Pedagogia | - |
uc.publication.volume | Extra-série | por |
uc.publication.orderno | 30 | - |
uc.publication.area | Ciências Sociais | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5334/275454/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5334/275454/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/12329045 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
35_-_para_uma_filosofia_da_educacao_a_filosofia_como_mediacao_nas_escolhas_eticas_em_educacao.pdf | 227.05 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.