Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4842
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dc.contributor.authorTeixeira, Leônia Cavalcante-
dc.contributor.authorRamos, Natália-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:38:10Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:25Z-
dc.date.available2012-06-14T15:38:10Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4842-
dc.description.abstractO momento civilizatório actual define-se como de crise epistêmica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, o acento deste estudo recai sobre as concepções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade. Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral, questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na consideração da actualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspectivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência subjectiva que visem à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjectividade no campo da educação, privilegiando os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar.por
dc.description.abstractL´actualité civilisationnelle d´aujourd´hui est caractérisée par une crise épistémique, anthropologique, ontologique et éthique. Tout en considérant l´espace éducationnel comme locus privilégié de construction de subjectivités, le contenu de cet article analyse et discute les conceptions de Kohlberg, Habermas et Boaventura de Sousa Santos. Les interrelations entre philosophie, sociologie et éducation contribuent par la voie de l´interdisciplinarité à envisager l´école en tant que territoire de construction subjective. Habermas à travers le dialogue avec la théorie kohlbergienne sur le jugement moral, met en question le technicisme par la défense d´une éthique illuministe, cosmopolite et émancipatoire. La pensée de Santos part de l´actualité comme moment de transition paradigmatique. En désaccord avec les perspectives illuministes, anthropologiques, épistémiques et éthiques, elle défend les cartographies de l´expérience subjective pour l´émancipation à travers un ethos basé sur le sens commun solidaire. La discussion entre ces auteurs est centrée sur les relations entre éthique et subjectivité dans le champ de l´éducation en privilégiant les espaces de l´enseignement/apprentissage et de l´éducateur dans l´institution scolaire.fra
dc.description.abstractThe current civilizing moment is defined as one of epistemic, anthropological, ontological and ethical crisis. By ratifying the educational area as privileged locus of formation of subjectivities, the emphasis of this study is on the conceptions of Kohlberg, Habermas and Boaventura de Sousa Santos. The articulations between philosophy, sociology and education illuminate the school as a subjective territory of construction through interdisciplinarity. Habermas, by a dialogue with the moral theory of Kohlberg, has as a starting point a criticism of utilitarianism through the resumption of an enlightened emancipatory cosmopolitan ethics. Based on the consideration of the current moment as paradigmatic transition, Santos positioned himself against the anthropological enlightened perspective, as well as epistemic and ethical ones, proposing cartographies of subjective experience that aim at the emancipation through an ethos that is guided by a shared common sense. The discussion between the authors will take into consideration the relationship between ethics and subjectivity in the field of education, giving privilege to teaching-learning areas and to the educator in the school.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjecteducationeng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subjectsubjectivityeng
dc.subjectethicseng
dc.subjectphilosophyeng
dc.subjectéducationfra
dc.subjectinterdisciplinaritéfra
dc.subjectsubjectivitéfra
dc.subjectéthiquefra
dc.subjectphilosophiefra
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectsubjetividadepor
dc.subjectéticapor
dc.subjectfilosofiapor
dc.titleSobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santospor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 45-1-
uc.publication.firstPage143-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage163-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume45por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_45-1_8-
uc.publication.orderno8-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4842/275936/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4842/275936/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12338445-
item.fulltextWith Fulltext-
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