Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4805
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dc.contributor.authorCastro, Alda Maria Duarte Araújo-
dc.contributor.authorSeixas, Ana Maria-
dc.contributor.authorNeto, Antônio Cabral-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:27:35Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:20Z-
dc.date.available2012-06-14T15:27:35Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:20Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4805-
dc.description.abstractEste artigo analisa a configuração que o ensino superior assume no contexto das mudanças ocorridas, nas últimas décadas, no cenário internacional, destacando aspectos relativos à situação de Portugal e do Brasil. Parte-se do pressuposto de que as instituições de ensino superior enfrentam, no actual momento histórico, novos desafios para responder às exigências das sociedades globalizadas que, dentre outras características, atribuem uma centralidade ao conhecimento. Mais especificamente, o artigo discute as diferentes estratégias adoptadas por Portugal e pelo Brasil para promover o processo de expansão do ensino superior, destacando como eixo central a diversificação institucional. Demarca-se na análise que, apesar da existência de tendências globais nas políticas de expansão desse nível de ensino, é necessário analisá-las tendo em conta as especificidades próprias de cada país, tanto no que concerne ao processo de expansão da educação superior quanto à sua inserção na economia globalizada.por
dc.description.abstractCet article analyse la configuration assumé par l’enseignement supérieur dans le contexte des changements qui se sont produits, pendant les dernières décennies, dans le scenario international, en soulignant la situation du Portugal et du Brésil. Nous partons du présupposé que les institutions d’enseignement supérieur font face, dans le cadre historique actuel, à des nouveaux défis pour répondre aux exigences des société mondialisés qui, parmi d’autres caractéristiques, attribuent un aspect central à la connaissance. Plus spécifiquement, l’article aborde les différentes stratégies adoptées par le Portugal et le Brésil afin de promouvoir le processus d’expansion de l’enseignement supérieur, en s’appuyant sur la diversification institutionnelle en tant que noyau. L’étude relève que, malgré l’existence de tendances mondiales dans les politiques d’expansion de ce niveau d’enseignement, il faut tenir compte, lors de son analyse, des spécificités de chaque pays, tant en ce qui concerne le processus d’expansion de l’éducation supérieur quant à son insertion dans l’économie mondialisée.fra
dc.description.abstractThis article analyzes the configuration that higher education takes in the context of the changes occurring in recent decades on the international scene, emphasizing the cases of Portugal and Brazil. This analysis is based on the assumption that higher education institutions face, in the current historical moment, new challenges to meet the demands of globalized societies, which among other features, gives a centrality to knowledge. More specifically, the article discusses the different strategies adopted by Portugal and Brazil to promote the expansion process of higher education, taking institutional diversification as the main issue. Despite the existence of global trends on the expansion policies in higher education, there is the need to analyze them taking into account the specificities of each country, both in regard to higher education expansion process and their integration in the globalized economy.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjecteducation policyeng
dc.subjectpolitiques éducativesfra
dc.subjectpolíticas educativaspor
dc.titlePolíticas educativas em contextos globalizados: a expansão do ensino superior em Portugal e no Brasilpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 44-1-
uc.publication.firstPage37-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage61-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume44por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_44-1_2-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4805/275880/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4805/275880/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12337312-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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