Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4796
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBoavida, João-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:27:34Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:13Z-
dc.date.available2012-06-14T15:27:34Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4796-
dc.description.abstractO artigo chama a atenção para a difícil conciliação que as universidades terão que fazer entre investigação e ensino, em condições sociais inéditas e na nova ordem mundial em que se encontram. Reconhece a dificuldade em mudar mentalidades e atitudes mas vê na qualificação pedagógica, em sentido lato, o único caminho possível. Reconhece também, como sinal de esperança, que ao longo da sua história o ensino universitário tem sabido responder às mudanças sociais e culturais que lhe foram sendo colocadas.por
dc.description.abstractCet article attire l’atention sur la difficile conciliation, dont les universités auront l’affaire, entre l’investigation et l’enseignement, dans des conditions sociales inédites et dans le nouvel ordre mondial où elles se trouvent. On y reconnaît la difficulté à changer les mentalités et les attitudes mais on voit dans la qualitication pédagogique, au sens la plus étendu, le seul chemin possible. On y reconnait aussi, tel un signe d’éspérance, qu’au long de son histoire l’enseigement universitaire a bien su répondre aux changements sociaux et culturels qui lui ont été présentés.fra
dc.description.abstractThe aim of this paper is to focus on the difficult conciliation that universities will have to do between investigation and teaching, in serious social conditions and in a new world order, where they belong. It recognizes the difficulty in changing mentalities and attitudes but it projects in the pedagogical qualification, in general terms, as the only way to go ahead. It also recognizes, as a sign of hope, that thru its long history, university teaching, has always been able to respond to social and cultural changes that where on its way.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjecthigher educationeng
dc.subjectenseigement universitairefra
dc.subjectensino universitáriopor
dc.titleEnsino superior para o novo século: problema ou solução?por
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 44-1-
uc.publication.firstPage9-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage36-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume44por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_44-1_1-
uc.publication.orderno2-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4796/275840/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4796/275840/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12336489-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6_-_ensino_superior_para_o_novo_seculo._problema_ou_solucao.pdf320.12 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.