Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4795
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Denise Maria de Carvalho-
dc.contributor.authorVaz-Rebelo, Maria da Piedade Pessoa-
dc.contributor.authorPessoa, Maria Teresa Ribeiro-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:27:33Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:13Z-
dc.date.available2012-06-14T15:27:33Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4795-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objectivos analisar diferentes contributos teóricos relativos a processos de aprendizagem e estabelecer as articulações entre tais concepções e a prática docente no ensino superior. Tal discussão ganha relevância no contexto das actuais reorganizações das universidades e de suas práticas, cujas contradições põem em relevo a dimensão epistemológica desse nível de ensino. Questiona-se, não apenas o que se aprende, mas para que e, de modo especial, como se aprende, numa perspectiva em que aprender e ensinar são relações indissociáveis. Neste sentido, o texto discute contributos de abordagens interacionistas como a psicogenética de Jean Piaget, a histórico-cultural de L. S. Vygotsky e a flexibilidade cognitiva de Spiro. A partir destas teorizações são analisadas algumas estratégias pedagógicas, nomeadamente o método de casos e as narrativas autobiográficas, como possibilidades de construção compartilhada de significações em contextos de interacção, mediação e complexidade, em que alunos e professores têm condição de se constituirem como sujeitos numa perspectiva de emancipação.por
dc.description.abstractL’objectif de ce travail est d’analyser des différentes contributions théoriques concernant des processus d’apprentissage ainsi que d’établir les articulations entre ces conceptions et la pratique de l’enseignant dans l’enseignement supérieur. Ce débat gagne pertinence dans le contexte des actuels réaménagements des universités et de ses pratiques, dont les contradictions mettent en relief la dimension épistémologique de ce niveau d’enseignement. Il est mis en question non seulement ce que l’on apprend, mais pourquoi et, surtout, comment l’on apprend, dans une perspective où apprendre et enseigner sont des relations indissociables. Dans ce sens, le texte discute des contributions issus d’abordages interactionnistes comme la psychogénétique de Jean Piaget, l’historique-culturelle de L. S. Vygotsky et la flexibilité cognitive de Spiro. A partir de ces théorisations il est mis en analyse quelques stratégies pédagogiques, notamment l’étude de cas et les narratives autobiographiques, comme possibilités de construction partagée de significations dans des contextes.fra
dc.description.abstractThis paper aims to analyse different theoretical contributions related to learning processes and establish the links between these concepts and teaching practice in higher education. This discussion becomes relevant in the context of the current reorganisation of universities and their practices, the contradictions in which demonstrate the epistemological dimension of this level of education. It questions not only what you learn, but also why and, especially, how we learn, in a perspective in which learning and teaching are inseparably related. Thus, the paper discusses the contributions of interactionist approaches such as the psychogenetics of Jean Piaget, the historical-cultural approach of L. S. Vygotsky and the cognitive flexibility of Spiro. Based on these theories we discuss various teaching strategies, including the cases method and autobiographical narratives, as offering the potential for shared construction of meanings in contexts of interaction, mediation and complexity, in which students and teachers are able to participate in an emancipating process.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjecthigher educationeng
dc.subjectenseignement supérieurfra
dc.subjectensino superiorpor
dc.titleO ensino superior na atualidade e os desafios da aprendizagem: teorizações e prática docentepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 44-1-
uc.publication.firstPage143-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage167-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume44por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_44-1_6-
uc.publication.orderno7-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4795/275836/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4795/275836/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12336379-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11_-_o_ensino_superior_na_atualidade_e_os_desafios_da_aprendizagem-_teorizacoes_e_pratica_docente.pdf317.19 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.