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https://hdl.handle.net/10316.2/47628
Title: | Back to the future: foreign language teaching and learning as critical practice | Other Titles: | De regresso ao futuro: o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras como prática crítica | Authors: | Tavares, Teresa | Issue Date: | 2019 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/47620 | Abstract: | Este capítulo incide sobre modelos de ensino de línguas estrangeiras e especialmente
sobre conceções de língua e educação que lhes subjazem. O título escolhido,
“Regresso ao futuro”, é irónico e simultaneamente otimista. Ao revisitar a história da formação
de docentes de Inglês na Universidade de Coimbra entre 1987 e 2009, procuro mostrar
como a perspetiva “radical” do passado parece finalmente ter-se tornado dominante no
presente, pelo menos no que diz respeito ao ensino da língua inglesa em Portugal. Ao dar
ênfase à educação intercultural e às competências para o exercício de uma cidadania ativa,
as Metas Curriculares de Inglês apontam para uma mudança nas abordagens funcionalistas-
-comunicativas anteriormente dominantes, sinalizando a adoção, pelo menos em teoria, de
uma perspetiva mais crítica no ensino de línguas. Na última parte do capítulo são apresentadas algumas atividades e alguns materiais
usados em aulas do 7º, 8º e 9º anos como exemplo de métodos e práticas de ensino e aprendizagem
de línguas estrangeiras que potenciam o desenvolvimento de uma consciência
crítica relativamente ao mundo em que vivemos. This chapter focuses on models of foreign language teaching, and particularly on the conceptions of language and education underlying them. The title I chose, “Back to the Future,” is ironic and at the same time optimistic. Revisiting the history of the English language teacher-training program at the University of Coimbra between 1987 and 2009, I will show how the “radicalness” of the past seems finally to be turning into the mainstream of the present, at least in what concerns English language teaching in Portugal. By giving emphasis to “intercultural education” and “the competences of active citizenship,” the general goals of the national curriculum for English as a foreign language point to a shift away from the functionalist-communicative approaches dominant in the field before, indicating the adoption, at least in theory, of a more critical perspective in language teaching. In the last part of the chapter, I will present some examples of activities and materials used in 7th, 8th and 9th grade classes, which exemplify methods and practices of teaching and learning foreign languages that can promote a critical awareness of the world we live in. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/47628 | ISBN: | 978-989-26-1701-5 (PDF) 978-989-26-1700-8 |
DOI: | https://doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5_6 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Nova Pombalina |
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