Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4761
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeves, Libéria-
dc.contributor.authorSantiago, Ana Lydia-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:17:37Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:13Z-
dc.date.available2012-06-14T15:17:37Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:13Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4761-
dc.description.abstractEste artigo se refere ao uso do teatro na educação, sobretudo com crianças em situação de fracasso escolar. Pretende-se aqui descrever um dos seis casos estudados em pesquisa participante, realizada com crianças na referida situação, apresentando diversas dificuldades de aprendizagem, e encaminhadas por suas professoras. A partir das queixas escolares manifestadas, elaborou-se um programa de vivências semanais de jogos teatrais durante o período de um ano. Tal programa foi montado tendo em vista a promoção e a estimulação das funções cognitivas envolvidas nos processos de aprendizagem — o que caracteriza o objetivo pedagógico da pesquisa. Entretanto, no curso do trabalho, evidenciaram-se, também, questões relativas à subjetividade das participantes, relacionadas diretamente a seus processos de aprendizagem. Apoiando-se na teoria psicanalítica, foi possível verificar que o uso de jogos teatrais no âmbito da educação configura-se, ao mesmo tempo, como uma prática pedagógica e uma prática subjetiva (terapêutica), significando uma possibilidade diante do fracasso escolar.por
dc.description.abstractCet article se rapporte à l’utilisation du théâtre dans l’éducation, surtout avec des enfants dans situation de échoue scolaire. Il se prétend ici décrire un des six cas étudiés dans recherche participant réalisée avec des enfants dans la dite situation, présentant de diverses difficultés d’apprentissage, et acheminées par leurs enseignantes. En partant des plaintes scolaires manifestées, s’est élaboré un programme d’expériences hebdomadaires de jeux dramatiques pendant la période d’une année. Tel programme a été monté en vue de la promotion et la stimulation à des fonctions plus cognitives engagées dans les processus d’apprentissage — ce qui caractérise l’objectif pédagogique de la recherche. Néanmoins, en le cours du travail ils, se sont prouvés, aussi, questions concernant la subjectivité des participants, rapportées directement leurs processus d’apprentissage. En se soutenant dans la théorie Psychanalyse, ce a été possible de vérifier que l’utilisation de jeux dramatiques dans le contexte de l’éducation se configure, en même temps, comme une pratique pédagogique et une pratique subjective (thérapeutique), signifiant une possibilité en avant de l’échec scolaire.fra
dc.description.abstractThis article if relates to the use of the theater in the education, over all with children in pertaining to school situation of failure. It is intended here to describe one of the six cases studied in participant research, carried through with children in the related situation, presenting diverse difficulties of learning, referred to us by their own teachers. Based on the complaints, a plan of week long sessions of drama games was prepared covering the entire year. This plan was set up with a view to promoting and stimulating cognitive functions involved in the learning processes — which puts in evidence the pedagogical purpose of the research. However, In the course of the activities, questions were identified about the subjectivity of the participants, directly connected with their learning processes. Supporting in the psychoanalytic theory, it was possible to verify that the use of drama games in education constitutes an effective teaching and subjective (therapeutic) practice, meaning a possibility in addressing school failure problems.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectdramatic expressioneng
dc.subjectspaceeng
dc.subjectschool failureeng
dc.subjectgameeng
dc.subjectexpression dramatiquefra
dc.subjectespacefra
dc.subjectéchec scolairefra
dc.subjectjeufra
dc.subjectexpressão dramáticapor
dc.subjectespaçopor
dc.subjectinsucesso escolarpor
dc.subjectjogopor
dc.titleO uso dos jogos teatrais na educação: possibilidades diante do fracasso escolarpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 43-1-
uc.publication.firstPage53-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage76-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume43por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_43-1_3-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4761/275832/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4761/275832/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12336277-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6_-_o_uso_dos_jogos_teatrais_na_educacao-_possibilidades_diante_do_fracasso_escolar.pdf251.07 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.