Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4760
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDamião, Maria Helena-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:17:37Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:13Z-
dc.date.available2012-06-14T15:17:37Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:13Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4760-
dc.description.abstractO estudo do erro de teor profissional tem incidido sobretudo nas suas dimensões epistemológica, cognitiva e de acção, deixando na sombra a dimensão afectiva e relacional, que lhe está associada. Recorrendo a contribuições dispersas de autores que se têm debruçado sobre esta dimensão, discute-se a sua especificidade na área do ensino e propõe-se uma mudança de atitudes dos professores, de modo que o erro no desempenho docente possa ser enfrentado e trabalhado, constituindo-se como fonte de aprendizagem e de renovação de práticas.por
dc.description.abstractL’étude de l’erreur professionnelle se centre surtout sur ses dimensions épistémologique, cognitive et d’action, en laissant dans l’ombre la dimension affective et relationnelle, qui ne peut pas laisser de lui être associée. En faisant appel à des contributions d’auteurs qui se sont penchés sur cette dernière dimension, on discute sa spécificité dans le domaine de l’enseignement et on propose un changement des attitudes des enseignants, pour que l’erreur dans la performance enseignante puisse être affrontée et travaillée, en se constituant comme une source d’apprentissage et de renouvellement des pratiques.fra
dc.description.abstractThe error study on professional quality mostly looked at the epistemological, cognitive and action areas, ignoring the affective and relational aspects which cannot be left out. Based on the work of authors who have focused on this dimension, this paper discusses its specificity in the field of education and proposes that teachers’ attitudes should change so that errors in teaching performance can be confronted and addressed. This would be a source of learning and a way to refresh practices.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjecteducationeng
dc.subjectelementary educationeng
dc.subjectcognitive ergonomicseng
dc.subjectoccupational psychologyeng
dc.subjectpsychologie du travailfra
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectensino básicopor
dc.subjectergonomia cognitivapor
dc.subjectpsicologia do trabalhopor
dc.titleRessonância afectiva e responsabilidade intelectual face a erros no desempenho docentepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 43-1-
uc.publication.firstPage159-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage173-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume43por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_43-1_8-
uc.publication.orderno8-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4760/275828/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4760/275828/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12336195-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11_-_ressonancia_afectiva_e_responsabilidade_intelectual_face_a_erros_no_desempenho_docente.pdf209.33 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.