Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4757
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dc.contributor.authorMiranda, Lúcia-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorPereira, Marcelino-
dc.contributor.authorAlmeida, António-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:17:36Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:12Z-
dc.date.available2012-06-14T15:17:36Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:12Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4757-
dc.description.abstractEste artigo descreve a aplicação de um programa de enriquecimento, intitulado “Odisseia”, junto de alunos com altas habilidades. O programa decorreu ao longo de dois anos lectivos, tendo como paradigma teórico de referência o modelo de enriquecimento escolar proposto por Renzulli. Foi aplicado a 64 alunos seleccionados com base nas suas elevadas capacidades cognitivas e rendimento escolar (situados em torno do percentil 80), havendo 94 alunos do mesmo ano escolar que serviram de grupo de comparação. Nos testes de raciocínio os dois grupos de alunos evoluem do pré-teste para o pós-teste, havendo um aumento mais expressivo nalguns desses testes por parte dos alunos do grupo experimental embora não estatisticamente significativo. Na área da criatividade, se o grupo experimental melhorou, face ao grupo de comparação, do pré-teste para o pós-teste nos parâmetros da originalidade e da elaboração nas tarefas figurativas, tais ganhos não se estenderam às tarefas verbais. Estes valores poderão traduzir um maior impacto do programa em conteúdos menos valorizados curricularmente (figurativos versus verbais) e em dimensões da criatividade menos voltadas para a fluência e flexibilidade e mais para a originalidade.por
dc.description.abstractThis paper describes the application of the Odisseia enrichment program in high ability students. This program was applied during two academic years and its theoretical framework is based on Renzulli´s school enrichment model. The experimental group included 64 students selected by their high cognitive aptitudes and school achievement (80 percentile) on the other hand, 94 students from the same school grade have been taken to integrate the comparison group. On reasoning tests both groups increased their performance from pre to post-test, despite the higher increment of experimental group students in some of those subtests, this was not statistically significant. On creativity tests, the experimental group increased from pre to pos-test on originality and elaboration parameters in the figural tasks, but these gains were not verified on verbal tasks. These results may suggest a larger impact of the program on contents less assumed by the academic curriculum (figural versus verbal) and on creativity dimensions more related with originality than with fluency or flexibility.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectgifted studenteng
dc.subjectelementary educationeng
dc.subjectaluno superdotadopor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectensino básicopor
dc.titleImpacto de um programa de enriquecimento escolar em alunos do 2.º ciclo do ensino básico com altas capacidadespor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 43-1-
uc.publication.firstPage77-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage96-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume43por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_43-1_4-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4757/275812/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4757/275812/manifest-
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item.fulltextWith Fulltext-
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