Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4730
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBevort, Evelyne-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T14:58:12Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:09Z-
dc.date.available2012-06-14T14:58:12Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:09Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4730-
dc.description.abstractEm França, desde há vinte e cinco anos que a educação para os media é da responsabilidade oficial do Ministério da Educação Nacional. No entanto, ela não beneficia, ainda, de um reconhecimento completo, já que a sua concretização depende da vontade dos professores, não tendo, estes, obrigação formal de a implementarem. A educação para os media associa, de forma original, os parceiros dos media e os investigadores e inscreve-se, geralmente, numa perspectiva internacional. O Clemi propõe uma educação para os media centrada na informação e na educação para a cidadania e numa abordagem baseada no distanciamento crítico e no apoio à produção de mensagens mediáticas. Actualmente, esta abordagem é completamente legitimada pelo uso dos media digitais e da web 2.0. No contexto da política europeia que se debruça sobre este domínio, a educação para os media deverá ter um reconhecimento mais amplo nos próximos anos.por
dc.description.abstractEn France, l’éducation aux médias est porté officiellement par le ministère de l’éducation nationale depuis vingt-cinq ans. Elle ne bénéficie pas cependant d’une reconnaissance complète dans la mesure où ne s’y consacrent que les enseignants qui le souhaitent sans contrainte formelle. Ce dossier associe de façon originale les partenaires des médias ou de la recherche et s’inscrit plus généralement dans une perspective internationale. Le Clemi propose une éducation aux médias centrée sur l’information et l’éducation à la citoyenneté et, depuis l’origine, associe une démarche de distanciation critique et d’appui à la production de messages médiatiques. Cette démarche est aujourd’hui complètement légitimée par les usages des médias numériques et du web 2.0 Dans le cadre de la politique européenne qui se met en place dans ce domaine, cet enseignement devrait connaître une reconnaissance plus large dans les prochaines années.fra
dc.description.abstractIn France, media education is officially carried on by the Ministry of Education for twenty-five years. It does not benefit, however, from a complete recognition, since teachers dedicate themselves to it only if they wish, and do not have formal obligation to implement it. This domain links, in an original manner, the partners of mass media and researchers and takes an international perspective. Media education offered by Clemi is centred on information and education for citizenship and, since its origin, takes an approach based on critical distance and on support for production of media messages. This approach is today absolutely justified by the use of digital media and web 2.0. As part of the European policy in this domain, media education should know a broader recognition in next years.eng
dc.language.isofra-
dc.publisherImprensa da Universidade Coimbra-
dc.titleLe Clemi, étude de cas d’une éducation aux médias à la françaisepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 42-3-
uc.publication.firstPage23-
uc.publication.issue3-
uc.publication.lastPage35-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume42por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_42-3_2-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4730/275772/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4730/275772/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12335139-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
le_clemi__etude_de_cas_dune_education_aux_medias_a_la_francaise.pdf669.54 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.