Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4725
Title: | Novos contextos de aprendizagem e educação online | Authors: | Amante, Lúcia Mendes, António Quintas Morgado, Lina Pereira, Alda |
Issue Date: | 2008 | Publisher: | Imprensa da Universidade Coimbra | Abstract: | Procuramos neste texto proceder a algumas reflexões sobre o papel das
Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e na aprendizagem
focalizando a nossa atenção nas novas possibilidades tecnológicas suportadas
pela web em contexto presenciais ou totalmente virtuais. Procuramos
mostrar como se assiste hoje a uma grande vitalidade do pensamento
pedagógico no contexto da Educação Online e exploramos em particular as
temáticas da turma virtual e das comunidades virtuais de aprendizagem, o
papel do professor online e os modelos de Educação Online. Nous avons essayé dans ce texte de faire quelques remarques sur le rôle des technologies de l’information et de la communication dans l’enseignement et l’apprentissage en concentrant notre attention sur les nouvelles possibilités technologiques soutenues par le Web dans des contextes presentielles ou entièrement virtuelles. En particulier on discute les thèmes de communautés virtuelles et des classes virtuelles, le rôle de l’enseignant en ligne et les modèles pour l’éducation en ligne. We try in this text to make some points about the role of Information and Communication Technologies in teaching and learning focusing our attention on new technological possibilities supported by the Web in face-to- -face contexts or in fully virtual learning contexts. The text deals particularly with the themes of virtual communities and virtual classrooms, the role of the online teacher and the Models for Online Education. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4725 | ISSN: | 1647-8614 | DOI: | 10.14195/1647-8614_42-3_6 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
novos_contextos_de_aprendizagem_e_educacao_online.pdf | 911.35 kB | Adobe PDF | ![]() |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.