Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4675
Title: | Nuevos escenarios y metodologías didácticas en los entornos virtuales de enseñanza-aprendizaje | Authors: | Salinas, Jesús | Issue Date: | 2008 | Publisher: | Imprensa da Universidade Coimbra | Abstract: | Os processos de ensino-aprendizagem apresentam-se como campos privilegiados
de exploração das possibilidades comunicativas das redes informáticas,
afectando e modificando alguns dos elementos desse processo.
O estudo e investigação relativa a esses elementos constituem um dos
pontos necessários na agenda pedagógica: a introdução das tecnologias
da informação e da comunicação como um processo de inovação educativa
evitando discursos pouco fundamentados, a atenção aos novos cenários de
aprendizagem que se vão configurando, e a concepção de novas metodologias
mais centradas nos alunos, são alguns deles Les processus d’enseignement et apprentissage se présentent comme domaines privilégiés d’exploitation des possibilités communicatives des réseaux informatiques, en affectant et en modifiant certains des éléments de ce processus. L’étude et la recherche sur ces éléments constitue un des points nécessaires dans l’agenda pédagogique: l’introduction des technologies de l’information et la communication comme un processus d’innovation éducative en évitant des discours peu fondés, l’attention aux nouveaux scénarios d’apprentissage qui se configure, et la conception de nouvelles méthodologies plus centrées sur l’élève, sont certains d’entre eux. The learning processes appear like privileged fields of operation of the communication possibilities of the networks, affecting and modifying to some of the elements of this process. The study and research on these elements constitute one of the necessary appointments in the pedagogical agenda: the introduction of the ICT like a process of educational innovation, the attention to the new learning scenarios that are formed, and the design of new student-based methodologies, are some of them. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4675 | ISSN: | 1647-8614 | DOI: | 10.14195/1647-8614_42-2_5 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nuevos_escenarios_y_metodologias_didacticas.pdf | 965.71 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.