Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4670
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Ana Amélia A. | - |
dc.contributor.other | Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.) | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-14T14:45:47Z | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T20:26:51Z | - |
dc.date.available | 2012-06-14T14:45:47Z | |
dc.date.available | 2020-10-06T20:26:51Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.issn | 1647-8614 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/4670 | - |
dc.description.abstract | A utilização de LMS (Learning Management Systems) no apoio ao ensino presencial tem vindo a ganhar adeptos pelas vantagens que traz aos docentes e aos discentes, nomeadamente por ser um espaço privado de partilha e de interacção, sempre acessível. A facilidade de disponibilização de conteúdos, de interacção através de ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas, e de colaboração fazem das plataformas espaços apetecíveis para os agentes educativos. O papel do professor tem vindo a sofrer profundas alterações e o LMS tem funcionalidades que suportam mais facilmente as exigências da actividade docente, permitindo-lhe apoiar os alunos, ajudá-los a reflectir e a debater as temáticas abordadas. Além disso, os alunos ao desenvolverem colaborativamente um trabalho encontram nas ferramentas disponíveis no LMS a possibilidade de continuarem a trabalhar para além dos momentos presenciais, podendo contar com o apoio privado do professor. | por |
dc.description.abstract | Les LMS (Learning Management Systems) commencent à être de plus en plus utilisés dans l’enseignement supérieur. Ses avantages sont rapidement reconnus par les professeurs et par les étudiants, par exemple, la facilité d’accès aux contenus, l’interaction synchrone et asynchrone entre professeurs et étudiants et entre les étudiants, la collaboration en ligne et la facilité de partager des idées, des doutes et des essais. Le rôle du professeur a changé et LMS aide à supporter les nouvelles exigences de l’enseignant: appuyer l’ apprentissages des étudiants, les défier à réfléchir et à débattre des idées et des contenus dans un forum ou dans le chat. En plus, LMS facilite l’interaction collaborative entre les éléments d’un groupe, en dehors de la classe. | fra |
dc.description.abstract | The use of LMS (Learning Management Systems) to support non distance learning courses is acquiring teachers’ and students’ acceptance, however using it as a repository of content, is a poor use of its facilities. LMS may be used to access content, to establish synchronous and asynchronous interaction between teacher-learners and between learners, and to share ideas, doubts and assignments. The teacher role has changed and the LMS constitutes an opportunity to support students learning, to challenge students to reflexive thinking, to debate ideas and content in a forum. Moreover, when developing a collaborative project, students may use the LMS communication facilities to work out of the classroom. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade Coimbra | - |
dc.title | Os LMS no apoio ao ensino presencial: dos conteúdos às interacções | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Revista Portuguesa de Pedagogia 42-2 | - |
uc.publication.firstPage | 101 | - |
uc.publication.issue | 2 | - |
uc.publication.lastPage | 122 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Revista Portuguesa de Pedagogia | - |
uc.publication.volume | 42 | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/1647-8614_42-2_6 | - |
uc.publication.orderno | 7 | - |
uc.publication.area | Ciências Sociais | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4670/275592/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4670/275592/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/12331399 | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
os_lms_no_apoio_ao_ensino_presencial.pdf | 976.56 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.