Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4668
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAguaded Gómez, José Ignacio-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T14:45:47Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:26:41Z-
dc.date.available2012-06-14T14:45:47Z
dc.date.available2020-10-06T20:26:41Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4668-
dc.description.abstractEnsinar as novas gerações a ver televisão constitui uma tarefa necessária e urgente, devido à presença notável deste medium, quase omnipresença, na vida dos cidadãos. É necessário, assim, educar os telespectadores, de um ponto de vista crítico e criativo, para que interajam activamente com a televisão, mediante o desenvolvimento de propostas concretas de formação de uma audiência activa e inteligente. Neste trabalho oferece-se um conjunto de sugestões para compreender a televisão e fomentar, no âmbito da investigação, a análise crítica deste medium e apresenta-se uma panorâmica geral das principais reflexões e propostas apresentadas neste domínio na Europa e América. Conclui-se este trabalho com um desafio aos cidadãos e cidadãs, para que tomem consciência da sua condição de telespectadores, adquiram competências para interpretar a televisão e assumam os seus direitos face à mesma.por
dc.description.abstractEnseigner les nouvelles générations à regarder la télé est une tâche nécessaire et urgente du à l’énorme présence, presque omniprésence, dans la vie des citoyens. Il faut, donc, éduquer les téléspectateurs, d’un point de vue critique et créatif, pour qu’ils interagissent activement avec la télévision, face au développement des propositions concrètes de formation d’une audience active et intelligente. Dans ce travail, on offre un ensemble de suggestions pour comprendre la télé et pour promouvoir, dans le domaine de la recherche, l’analyse critique de ce media et on expose une vision générale des principales refléxions et propositions présentées dans ce domaine en Europe et en Amérique. On conclut ce travail avec un défi aux citoyens et aux citoyennes, pour qu’ils prennent conscience de leur condition de téléspectateurs et pour qu’ils acquièrent des compétences pour interpréter la télévision et assument leurs droits face à la même.fra
dc.description.abstractThe education of the new generations to watch television is a necessary and urgent task because of its notable presence, almost omnipresence, in the life of citizens. It is necessary, for this reason, to educate the viewers, from a critical and creative perspective, in order that they can interact actively with television, by developing concrete proposals for an active and critic audience. A set of guidelines is offered in this work to understand this medium and to promote, in the research domain, the critical analysis of TV. The most important reflections and proposals in this field in Europe and America are revised. We conclude with the idea that citizens must be aware of their TV viewers’ condition, acquire skills to interpret the medium and assume their rights before it.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade Coimbra-
dc.titleTelespectadores inteligentespor
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 42-2-
uc.publication.firstPage51-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage64-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume42por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_42-2_3-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4668/275504/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4668/275504/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12329665-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
telespectadores_inteligentes.pdf936.84 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.