Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4641
Title: | Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais: a emergência de actividades profissionais na educação de adultos | Authors: | Cavaco, Cármen | Issue Date: | 2007 | Publisher: | Imprensa da Universidade Coimbra | Abstract: | O texto foi elaborado a partir de um conjunto de informação recolhida em
três Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
(CRVCC). O trabalho realizado nos CRVCC consiste na avaliação de
competências através da experiência de vida. O processo de reconhecimento,
validação e certificação de competências (RVCC) é complexo e
difícil tanto para os adultos como para os profissionais envolvidos, o que
resulta, essencialmente, da tentativa de formalização e validação de adquiridos
experienciais tendo por base referenciais que seguem uma lógica
escolar. As questões que orientam a problematização e reflexão ao longo
do texto são as seguintes: Que profissões emergem através do trabalho
realizado nos CRVCC? A qualidade e equidade do processo dependem
muito da orientação e do profissionalismo das equipas que trabalham nos
Centros. O trabalho desenvolvido nos CRVCC contribuiu para a emergência
de uma nova actividade profissional — o profissional de RVC, e para
uma alteração profunda na actividade profissional dos formadores, quer
em termos de funções desempenhadas, quer ao nível da atitude. Ce texte est basé sur l’étude de 3 centres de reconnaissance, validation et certification des compétences (CRVCC) au Portugal. Celle-ci s’inscrit dans le cadre d’une étude plus vaste, relative à un projet de doctorat en sciences de l’éducation – formation des adultes. La réflexion et la problématisation sont orientées par les suivantes questions, à savoir : Quelles sont les activités professionnelles qui émergent du travail réalisé dans les CRVCC ? Quelles professions sont profondément modifiées dans le contexte du travail des CRVCC ? Les présupposés de la reconnaissance et validation des compétences ont des implications profondes sur les fonctions et l’attitude des acteurs concernés. La procédure de RVC est complexe et difficile, aussi bien pour l’adulte concerné que pour les équipes des centres. Du travail développé dans les CRVCC est issue une nouvelle activité professionnelle – le professionnel de RVC, tandis que l’activité des formateurs a subi de profonds changements, aussi bien dans les fonctions exercées qu’au niveau de l’attitude. This paper was written based on information collected in three Recognition, Validation and Certification of Competences Centres (RVCCC). The work carried out at the RVCCC involves the assessment of competences obtained through life experiences. The recognition, validation and certification of competences (RVCC) is a complex and difficult task, both for the adults and the professionals involved, owing to a range of factors. The following questions provide the framework for the problems tackled and reflected on throughout the paper: What is the nature of the data associated with the recognition and validation and which make this process complex? What professions arise out of the work carried out by the RVCC? The quality and fairness of the process depends largely on the supervision and professionalism of the teams that work in the Centres. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4641 | ISSN: | 1647-8614 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
10_-_reconhecimento_e_validacao_de_adquiridos_experienciais_-_a_emergenciade_actividades_profissionais_na_educacao_de_adultos.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.