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Title: Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais: a emergência de actividades profissionais na educação de adultos
Authors: Cavaco, Cármen
Issue Date: 2007
Publisher: Imprensa da Universidade Coimbra
Abstract: O texto foi elaborado a partir de um conjunto de informação recolhida em três Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC). O trabalho realizado nos CRVCC consiste na avaliação de competências através da experiência de vida. O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) é complexo e difícil tanto para os adultos como para os profissionais envolvidos, o que resulta, essencialmente, da tentativa de formalização e validação de adquiridos experienciais tendo por base referenciais que seguem uma lógica escolar. As questões que orientam a problematização e reflexão ao longo do texto são as seguintes: Que profissões emergem através do trabalho realizado nos CRVCC? A qualidade e equidade do processo dependem muito da orientação e do profissionalismo das equipas que trabalham nos Centros. O trabalho desenvolvido nos CRVCC contribuiu para a emergência de uma nova actividade profissional — o profissional de RVC, e para uma alteração profunda na actividade profissional dos formadores, quer em termos de funções desempenhadas, quer ao nível da atitude.
Ce texte est basé sur l’étude de 3 centres de reconnaissance, validation et certification des compétences (CRVCC) au Portugal. Celle-ci s’inscrit dans le cadre d’une étude plus vaste, relative à un projet de doctorat en sciences de l’éducation – formation des adultes. La réflexion et la problématisation sont orientées par les suivantes questions, à savoir : Quelles sont les activités professionnelles qui émergent du travail réalisé dans les CRVCC ? Quelles professions sont profondément modifiées dans le contexte du travail des CRVCC ? Les présupposés de la reconnaissance et validation des compétences ont des implications profondes sur les fonctions et l’attitude des acteurs concernés. La procédure de RVC est complexe et difficile, aussi bien pour l’adulte concerné que pour les équipes des centres. Du travail développé dans les CRVCC est issue une nouvelle activité professionnelle – le professionnel de RVC, tandis que l’activité des formateurs a subi de profonds changements, aussi bien dans les fonctions exercées qu’au niveau de l’attitude.
This paper was written based on information collected in three Recognition, Validation and Certification of Competences Centres (RVCCC). The work carried out at the RVCCC involves the assessment of competences obtained through life experiences. The recognition, validation and certification of competences (RVCC) is a complex and difficult task, both for the adults and the professionals involved, owing to a range of factors. The following questions provide the framework for the problems tackled and reflected on throughout the paper: What is the nature of the data associated with the recognition and validation and which make this process complex? What professions arise out of the work carried out by the RVCC? The quality and fairness of the process depends largely on the supervision and professionalism of the teams that work in the Centres.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/4641
ISSN: 1647-8614
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

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