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https://hdl.handle.net/10316.2/4627
Title: | Género e envolvimento parental na escola: implicações para a educação de adultos | Authors: | Coelho, Inês de Paiva | Issue Date: | 2007 | Publisher: | Imprensa da Universidade Coimbra | Abstract: | Quando se debatem questões relacionadas com as diferenciações de
género, é amplamente aceite a ideia que a educação é a estratégia prioritária
para transformar sustentadamente os modelos, valores e vínculos
que mantêm a reprodução de relações de iniquidade. A emergência de
políticas educacionais recentes, formuladas no sentido de incrementar e
estabelecer um espaço definido para a participação e cooperação entre
as famílias, especialmente os pais e mães, e as escolas, veio acentuar a
tónica da importância de repensar a possibilidade das diferenciações dos
papéis sociais, em função do género dos indivíduos, assumirem relevância
na natureza do envolvimento parental na escola. O enfoque no estabelecimento
de diálogos entre as famílias e a escola, essencialmente através do
envolvimento parental na escola, realizado ao longo deste artigo, tem por
base a necessidade e a exigência de serem efectivados caminhos para essa
participação social, atendendo às implicações práticas decorrentes para o
âmbito da educação de adultos. Quand se débattent des questions rapportées avec les différenciations de genre, habituellement est accepté l’idée que l’éducation est la stratégie prioritaire pour transformer les modèles, les valeurs et les liens qui maintiennent la reproduction de relations d’iniquité. L’émergence de politiques scolaires récentes, formulées dans le but de développer et établir un espace défini pour la participation et une coopération entre les familles, surtout les pères et mères, et les écoles, filon accentuer la tonique de l’importance de repenser la possibilité des différenciations des rôles sociaux, en fonction du genre des personnes, supposer importance dans la nature de l’engagement parental dans l’école. L’approche dans l’établissement de dialogues entre les familles et l’école, essentiellement à travers l’engagement parental dans l’école, réalisée au long de cet article, il a par base la nécessité et l’exigence d’être accomplie des chemins pour cette participation sociale, faisant attention aux implications pratiques liées pour le contexte à l’éducation des adultes. When questions related with the differentiations of gender are struggled, it is widely accepted the idea that the education is the major strategy to transform the models, values and bonds that keep the reproduction of iniquity relations. The emergency of recent educational politics, formulated in the direction to develop and to establish a space defined for the participation and cooperation between the families, especially the parents, and the schools, came to accent the importance to rethink the possibility of the social papers’ differentiations, in function of individuals’ gender, to assume relevance in the nature of the parental school involvement. The approach in the establishment of dialogues between the families and the school, essentially through the parental involvement in school, carried through this article, has for base the necessity and the requirement to be effectuated ways for this social participation, taking in consideration the practical implications for the scope of the adults’ education. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4627 | ISSN: | 1647-8614 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
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