Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/45488
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dc.contributor.authorAlves, Francisco J. S.-
dc.date.accessioned2019-02-11T11:45:39Z
dc.date.accessioned2020-09-23T01:26:41Z-
dc.date.available2019-02-11T11:45:39Z
dc.date.available2020-09-23T01:26:41Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.issn0084-9189-
dc.identifier.issn1647-8657 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/45488-
dc.description.abstractA cena de “Ulisses e as sereias”, do mosaico do balneário da villa lusitano- romana de Santa Vitória do Ameixial foi já objecto de diversos estudos, mas alguns aspectos essenciais relativos à interpretação estrutural e funcional da embarcação propriamente dita não foram abordados sob todos os ângulos possíveis. Deve aliás ser tido em consideração um recente e oportuno questionamento sobre o seu valor como documento iconográfico em si mesmo, sem prejuízo do reconhecimento de uma vaga mas perceptível fonte de inspiração da cena em alguns mosaicos norte-africanos. O resultado parece traduzir uma autêntica colagem de elementos, no sentido técnico-artístico do termo, em que os traços de um modelo padrão parecem ter-se desvanecido perante uma improvisação provinciana de estilo marcadamente naïf\ possivelmente inspirada em modelos de barcos de tradição fluvial.por
dc.description.abstractLa scène d’ “Ulysses et les sirènes”, de la mosaïque du balnéaire de la villa lusitano-romaine de Santa Vitória do Ameixial a été object de plusieurs études mais quelques aspects essentiels concernant l’interprétation structurelle et fonctionelle du navire lui-même n’ont pas été analysés sous tous les angles possibles. D’ailleurs il doit être pris en considération une récente intérrogation, avec de nouveux arguments, sur sa valeur en tant que document iconographique, bien qu’on puisse continuer à reconnaître la source d’inspiration de cette scène dans certaines mosaïques nord-africaines. Le résultat semble traduire un authentique collage au sens technique et artistique du terme, où les traces du modèle de référence se sont évanouis resultant une improvisation provincienne de style nettement naïf, probablement inspirée en modèles de bateaux de rivière.fra
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.titlePor mosaicos nunca dantes navegados: sobre a iconografia da nave de Ulisses do mosaico de Santa Vitória do Ameixialpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionConimbriga vol. 32/33-
uc.publication.firstPage247-
uc.publication.lastPage261-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleConimbriga: Revista de Arqueologia-
uc.publication.volume32/33por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8657_32_33_14-
uc.publication.orderno14-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/45488/235416/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/45488/235416/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11511761-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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