Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4534
Title: | Atitudes em relação à diversidade cultural: implicações psicopedagógicas | Authors: | Neto, Félix | Issue Date: | 2007 | Publisher: | Imprensa da Universidade Coimbra | Abstract: | Abordamos neste artigo dois padrões de atitudes necessários para que todos os grupos culturais possam encontrar as vias para conviverem conjuntamente numa sociedade multicultural: a ideologia multicultural e a tolerância étnica. A amostra foi constituída por duzentas e quatro pessoas, oscilando entre os 18 e os 83 anos. As escalas de Ideologia Multicultural e de Tolerância Étnica revelaram um funcionamento psicométrico adequado. Os resultados deste estudo denotam a existência de uma atitude predominantemente positiva em relação à diversidade cultural. O apoio à diversidade cultural variava segundo o sexo, mas não variava segundo a idade, o estado civil e a prática religiosa. O multiculturalismo e a tolerância apresentaram correlações positivas com a ideologia do papel de género, a integração e a auto-estima, e correlações negativas com o idadismo, a assimilação, a separação e a marginalização. As variáveis psicossociais contribuíram mais para a predição das atitudes em relação à diversidade cultural
que as variáveis sociodemográficas. São discutidas algumas implicações psicopedagógicas desta investigação.
“As dificuldades de desenvolvimento e de aprendizagem cada vez mais constituem factor de preocupação de todos os intervenientes no sistema educativo – dos professores, das famílias destes aos responsáveis educativos, das instâncias de intervenção a toda a comunidade.” Raposo (1998,
p. 17). Nous approchons dans cet article deux attitudes nécessaires pour que tous les groupes culturels puissent trouver les manières de coexister ensemble dans une société multiculturelle : l’idéologie multiculturelle et la tolérance ethnique. L’échantillon a été constitué par deux cents et quatre personnes, oscillant entre les 18 et 83 années. Les échelles d’Idéologie Multiculturelle et de Tolérance Ethnique ont révélé un fonctionnement psychométrique adéquat. Les résultats de cette étude dénotent l’existence d’une attitude majoritairement positive concernant la diversité culturelle. Le support à la diversité culturelle variait selon le sexe, mais ne variait pas selon l’âge, l’état civil et la pratique religieuse. Le multiculturalisme et la tolérance ont présenté des corrélations positives avec l’idéologie du rôle du genre, l’intégration et l’auto-estime, et les corrélations négatives avec l’âgéisme, l’assimilation, la séparation et la marginalisation. Les variables psychosociales ont contribué plus à la prédiction des attitudes concernant la diversité culturelle que les variables sociodémographiques. On discute quelques implications psychopédagogiques de cette recherche. We approach in this paper two patterns of attitudes in order that all the cultural groups can find the ways to coexist jointly in a multicultural society: the multicultural ideology and the ethnic tolerance. The sample was constituted by two hundred and four participants, oscillating between the 18 and 83 years. The scales of Multicultural Ideology and Ethnic tolerance showed adequate psychometric properties. The results of this study denote the existence of predominantly positive attitudes in relation to the cultural diversity. The support to the cultural diversity varied according to the gender, but it did not vary according to age, the civil state and the religiosity. The multiculturalism and the tolerance showed positive correlations with the role gender ideology, the integration and self-esteem, and negative correlations with the ageism, the assimilation, the separation, and the marginalization. The psychosocial variables contributed more for the prediction of the attitudes in relation to the cultural diversity that the sociodemographic variables. Some psychopedagogical implications of this survey are discussed. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4534 | ISSN: | 1647-8614 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
3_-_atitudes_em_relacao_a_diversidade_cultural-_implicacoes_psicopedagogicas.pdf | 955.33 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.