Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4526
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dc.contributor.authorAmado, João-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T14:21:15Z
dc.date.accessioned2020-10-06T15:28:27Z-
dc.date.available2012-06-14T14:21:15Z
dc.date.available2020-10-06T15:28:27Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4526-
dc.description.abstractA relação do professor com alunos expostos a múltiplas situações de risco social é o tema central deste artigo. Geralmente a investigação neste campo incide sobre aspectos da política assistencial e social, esquecendo que a vivência escolar é uma questão central no presente e no futuro destes alunos. Baseado em alguns estudos empíricos o autor dá conta de angústias, dilemas e princípios de acção que orientam os professores nas suas práticas em relação a alunos reconhecidamente em situação e/ou com um historial de risco. «Depois disto, em que é que eu havia de acreditar?... O senhor escreveu aí duas pequenas desgraças, mas esta foi uma grande desgraça porque eu deixei de acreditar nas pessoas. E quando se deixa de acreditar nas pessoas, o que é que fica a um homem?!...Pouca coisa e nada de bom… Uma noite danada dentro da gente, uma grande vontade de morrer quando o coração amacia e uma grande vontade de matar quando se pensa que viver é bom e são os outros que não deixam» (Alves REDOL, 1972, A Barca dos Sete Lemes. Lisboa: Publicações Europa-América, p.115).por
dc.description.abstractLa problematique de la relation du professeur avec des élèves exposés à des multiples situations de risque social est le thème central de cet article. Généralement la recherche met au point des aspects de la politique sociale en oublient que l’expérience acadèmique des étudiants est le point central dans leur présent et futur. En se reportant à la recherche empirique, l’auteur essaye de présenter les angoisses, dilemmes et principes d’action qui orientent les professeurs dans leur pratiques envers les élèves considérés en risque social.fra
dc.description.abstractThe relationship between teachers and pupils exposed to multiple social risks is the main theme of this paper is. Usually, researchers working in this field focus their attention on aspects of social care policies, forgetting that pupils’ academic experience is a central issue both for their present and future status. Drawing on the data from empirical studies, the author summarizes the pain, dilemmas and principles of action that guide teachers’ practices aimed at the students they consider at risk.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade Coimbra-
dc.titleAngústias, dilemas e práticas docentes perante alunos em riscopor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 41-1-
uc.publication.firstPage121-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage142-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume41por
uc.publication.orderno8-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4526/274671/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4526/274671/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12316067-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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