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https://hdl.handle.net/10316.2/45142
Title: | Viagem(s), história(s) e espaço(s) em Gonçalo M. Tavares: travessuras e travessias ficcionais | Other Titles: | Journey(s), stories, space(s) in Gonçalo M. Tavares: mischiefs and fictional crossings | Authors: | Martins, Ana Isabel Correia | Keywords: | travel;histories;neighborhood;Postmodernism;hypercontemporaneity;viagem;histórias;vizinhança;Post-Modernismo;hipercontemporaneidade,;Gonçalo M. Tavares | Issue Date: | 2018 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | M. Tavares has an acute awareness of the inextricability of good and
evil in human nature. On this assumption, our analysis focuses on three
works in particular: Uma Viagem à Índia, Histórias Falsas e o Bairro
(O Senhor Calvino). Even though his fictional universe represents a
gallery of fragile, traumatized, obsessive characters anguished by guilty
and boredom, Gonçalo M. Tavares does not fail to summon the epistemic
legacies of Classical antiquity, based on a process of aemulatio and variatio.
My goal is to present a comprehensive study on author’s thematic and
aesthetic-literary matrix, in its tendency to represent the darker and the
most (in)defensible side of human’s ethos. At the same time, I aim to
demonstrate that the author’s literary production engages a recent trend
called Hypercontemporary. This trend privileges what is multiple, plural,
heterogeneous and ambiguous and derogates what is one, indivisible,
giving place to dialectics and dynamics of juxtaposition, disjunction,
having essay and fragment as preferential literary genres. Gonçalo M. Tavares tem a consciência aguda da inextricabilidade do bem e do mal na natureza humana e assumindo esse pano de fundo, a nossa análise incide sobre três obras em particular: Uma Viagem à índia, Histórias Falsas e o Bairro (O Senhor Calvino). No seu universo ficcional, desfila uma galeria de personagens pós-modernas que são frágeis, traumatizadas, obsessivas, angustiadas pela culpa e pelo tédio mas que não deixam de convocar as heranças epistémicas da Antiguidade Clássica, neste processo de aemulatio e variatio. O presente estudo procura dar um contributo na análise da matriz temática e estético-literária do autor, na sua tendência para a representação das sombras e do lado mais indefensável do ethos do indivíduo, nas suas disforias e distopias. A par, tentaremos demonstrar que Gonçalo M. Tavares se insere na tendência da ficção portuguesa chamada hipercontemporânea, mapeando as principais coordenadas deste itinerário. A narrativa privilegia aquilo que é múltiplo, plural, heterogéneo e ambíguo derrogando o que é uno, indivisível e dando lugar a muitas dialéticas e a dinâmicas de justaposição, disjunção, numa predileção clara pela natureza ensaística e pelo fragmento. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/45142 | ISSN: | 2182-1526 2183-847X (PDF) |
DOI: | 10.14195/2183-847X_8_9 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Revista de Estudos Literários |
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