Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44931
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Hugo Silveira-
dc.date.accessioned2018-12-28T16:45:23Z
dc.date.accessioned2020-09-29T22:20:14Z-
dc.date.available2018-12-28T16:45:23Z
dc.date.available2020-09-29T22:20:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1645-2259-
dc.identifier.issn2183-8615 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44931-
dc.description.abstractA partir da década de 1880, Portugal decidiu aplicar em Angola o projeto de desenvolvimento fontista que vinha implementando na metrópole desde 1850 e que assentava, em grande medida, na construção ferroviária. Depois de o investimento inicial se dirigir para Luanda e Ambaca, os responsáveis nacionais viraram a sua atenção para Moçâmedes. Neste artigo, iremos analisar o processo de implementação da ferrovia neste distrito do sul de Angola, desde a década de 1880 até à I Guerra Mundial, em três momentos diferentes: o processo de decisão, a construção e a exploração. Recorrendo à bibliografia já existente e a documentação inédita de arquivos portugueses e britânicos, iremos evidenciar as motivações que subjazeram à decisão de construir um caminho de ferro (tecnodiplomáticas, militares e económicas) e os desafios que se levantaram à construção e exploração. No final, explicaremos até que ponto as expectativas criadas e estimativas antecipadas foram efetivamente cumpridas.por
dc.description.abstractFrom the 1880s onwards, Portugal applied in Angola the investment programme it had been implementing in the mainland since the 1850s (fontismo), which was strongly based in the construction of railways. The initial investment took place in Luanda and Ambaca, but shortly afterwards Portuguese experts turned their attention to Moçâmedes. In this paper, we will analyse the process of railway implementation in this district of the South of Angola from the 1880s until World War I, in three different moments: the decision-making process, the construction and the operation. Using previously published bibliography and unpublished primary sources (kept in Portuguese and British archives), we will highlight the motivations behind the decision to build the railroad (technodiplomatic, military and economic) and the challenges engineers and workers faced during construction and operation. In the end we will explain whether the expectations behind the investment were met or not.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjecttechnodiplomacyeng
dc.subjectAngolaeng
dc.subjectcolonizationeng
dc.subjectscramble for Africaeng
dc.subjecttecnodiplomaciapor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectcolonizaçãopor
dc.subjectscramble for Africapor
dc.titleO caminho de ferro de Moçâmedes: entre projeto militar, instrumento tecnodiplomático e ferramenta de apropriação colonial: (1881-1914)por
dc.title.alternativeThe railway of Moçâmedes: between military project, technodiplomatic instrument and tool for colonial appropriation: (1881-1914)por
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista de História da Sociedade e da Cultura vol. 18-
uc.publication.firstPage157-
uc.publication.lastPage183-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista de História da Sociedade e da Cultura-
uc.publication.volume18por
dc.identifier.doi10.14195/1645-2259_18_8-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno9-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/44931/246709/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/44931/246709/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11833379-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista de História da Sociedade e da Cultura
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_caminho_de_ferro_de_mocamedes.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.