Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44861
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dc.contributor.authorCorreia, Luís Miguel-
dc.date.accessioned2018-12-21T14:14:36Z
dc.date.accessioned2020-09-24T07:52:37Z-
dc.date.available2018-12-21T14:14:36Z
dc.date.available2020-09-24T07:52:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1645‑3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/44861-
dc.description.abstractSerá o Portugal contemporâneo corolário das conquistas da Revolução dos Cravos? Restringindo-nos ao caso da arquitectura, podemos indagar se esta readquiriu a sua autonomia disciplinar, lavrando na terra a desejada democratização do espaço e, ainda, averiguar se foi responsável pela memorização de muitos dos projectos elaborados no pós-25 de Abril. Conquanto julguemos pertinente a indagação, não nos propomos proceder a uma análise exaustiva da conjuntura actual, embora admitamos que esta evidencia a influência de mais de quarenta anos de salazarismo. Entre o fim da década de trinta e o início da de quarenta assistiu- -se a um período de afirmação e consolidação das ideias desenhadas por Oliveira Salazar para o Império Português, durante o qual a imagem, tangível ou intangível, do território desempenhou um papel preponderante na pressagiada restauração material, moral e nacional. Com base sobretudo em publicações editadas pela propaganda nacional, como Images Portugaises [1939], Paisagem e Monumentos de Portugal (1940), Obras Públicas: Caderno do Ressurgimento Nacional [1943] e noutras com elas correlacionadas, comprovaremos como pouco antes do advento da 2.ª Guerra Mundial já se desvendava na paisagem portuguesa um vasto conjunto de traços distintivos do projecto salazarista, cuja memória ainda hoje remanesce em diferentes lugares.por
dc.description.abstractLe Portugal contemporain est-il un corollaire des réalisations de la Révolution des OEillets? En nous limitant au cas de l'architecture, nous pouvons nous demander si celle-ci a retrouvé son autonomie disciplinaire, la démocratisation souhaitée de l'espace labourant la terre, mais également établir si elle a été responsable de la mémorisation d'un grand nombre des projets développés après le 25 avril. Bien que nous jugions pertinente l'enquête, nous ne proposons pas de procéder à une analyse exhaustive de la conjoncture actuelle, bien que nous admettions qu'elle témoigne de l'influence de plus de quarante ans de salazarisme. Entre la fin des années trente et le début des années quarante, nous avons assisté à une période d’affirmation et de consolidation des idées conçues par Oliveira Salazar pour l'Empire portugais, au cours de laquelle l'image, tangible ou intangible, du territoire a joué un rôle de premier plan dans la restauration matérielle, morale et nationale présagée. À partir essentiellement des publications éditées par la propagande nationale, comme Images Portugaises [1939], Paisagem e Monumentos de Portugal (1940), Obras Públicas: Caderno do Ressurgimento Nacional [1943] et d'autres liées à celle-ci, nous prouverons comment juste avant la Deuxième Première Guerre mondiale, un vaste ensemble de caractéristiques distinctives du projet salazariste, qui existent encore aujourd'hui à différents endroits, ont été révélées dans le paysage portugais.fra
dc.description.abstractShall we consider the contemporary Portugal as a result of the conquests from the so called Carnation Revolution (Revolução dos Cravos)? If we only contemplate the case of architecture, we may question if this discipline has regained its disciplinary autonomy, building the wanted democratization of space and also determine if it has been responsible for the memorization of many of the projects conducted in the post 25th April times. Although we consider this inquiry as adequate, it is not our purpose to pursue an exhaustive analysis of the current situation, although we can accept that it denotes the influence of more than forty years of Salazarism. Between the end of the thirties and beginning of the forties, we face a period of reinforcement and consolidation of the ideas outlined by Oliveira Salazar for the Portuguese Empire. During that period the tangible or intangible image of the territory has played a major role in the announced material, moral and national restoration. Based mainly on publications edited by national propaganda, namely Images Portugaises [1939], Paisagem e Monumentos de Portugal (1940), Obras Públicas: Caderno do Ressurgimento Nacional [1943], as well as with other correlated works, we will demonstrate how, short before the advent of World War II, it was already possible to discover in the Portuguese landscape a significant array of distinctive features of the Salazarist project, whose memory still remains today in different places.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectSalazarismeng
dc.subjectLandscapeeng
dc.subjectCultural Heritageeng
dc.subjectPropagandaeng
dc.subjectPublic Workseng
dc.subjectSalazarismefra
dc.subjectPaysagefra
dc.subjectMonuments nationauxfra
dc.subjectPropagandefra
dc.subjectTravaux publicsfra
dc.subjectSalazarismopor
dc.subjectPaisagempor
dc.subjectMonumentos Nacionaispor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectObras Públicaspor
dc.titlePaisagem e monumentos de Portugal: Images do ressurgimento nacionalpor
dc.title.alternativeLandscape and cultural heritage from Portugal: Images of national resurgencepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 18-
uc.publication.firstPage189-
uc.publication.issue18-
uc.publication.lastPage219-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_18_10-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno11-
uc.publication.areaCiências Sociais-
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uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11617154-
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