Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/44189
Title: Educação para o risco e desenvolvimento sustentável na formação de futuros cidadãos
Other Titles: Education for risk and sustainable development in the training of future citizens
Authors: Vigário, Carla
Talaia, Mário
Keywords: Sustainability;education for risk;greenhouse;plant development;dew;citizenship;Sustentabilidade;educação para o risco;estufa;desenvolvimento de plantas;orvalho;cidadania
Issue Date: 2018
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: De acordo com o Conselho Nacional de Educação vive-se numa sociedade que é sistematicamente confrontada com notícias sobre a presença do risco, desde riscos naturais aos que resultam diretamente da ação humana, sendo certo que se interligam fortemente. Por isso, desenvolver conhecimentos relacionados com a vida, nomeadamente, sobre as plantas comestíveis, os fenómenos envolvidos no seu desenvolvimento ou o seu tratamento e cultivo, com recursos de baixo custo, é considerado uma forma de contribuir para a formação de cidadãos. Sendo assim, este trabalho mostra a importância de como uma horta, enquanto extensão de sala de aula, pode construir conhecimento científico e desenvolver competências e cidadania em alunos, futuros cidadãos, que mais tarde poderão ter o privilégio de tomarem decisões de planeamento ambiental e florestal. Os resultados obtidos mostraram que é possível verificar a importância das plantas como fundamentais para toda a vida na terra. Foram interpretadas as diferenças do desenvolvimento das plantas em céu aberto e em estufa e valorizou-se a rega natural durante a noite através da formação do orvalho.
According to the National Education Board, we live in a society that is systematically confronted with news about the presence of risk, from natural risks to those that result directly from human action, and they are sure to be closely interconnected. Therefore, developing life-related knowledge, particularly about edible plants, including the phenomena involved in their development or treatment and cultivation using low-cost resources is seen as a way of helping with the training of citizens. Thus, this work shows the importance of how a vegetable garden, as an extension of the classroom, can build scientific knowledge and develop skills and citizenship in students, future citizens, who may later have the privilege of making environmental and forest planning decisions. The results showed that it is possible to confirm the importance of plants as fundamental for all life on earth. Differences in the development of open air and greenhouse plants were interpreted and natural irrigation was evaluated at night through the formation of dew.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/44189
ISSN: 1647-7723 (digital)
0872-8941
DOI: 10.14195/1647-7723_25-2_3
Rights: open access
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