Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4407
Title: Razão filosófica e razão educativa: a Filosofia da Educação como uma filosofia aplicada
Authors: Pedro, Ana
Issue Date: 2006
Publisher: Imprensa da Universidade Coimbra
Abstract: Neste artigo procurámos encetar um conjunto de reflexões sobre a natureza da filosofi a da educação (teórica ou pragmática?), estatuto (filosofia aplicada ou autónoma?), sentido e lugar que ocupa na sua relação com as questões pedagógicas. Também foi nossa intenção refl ectir sobre alguns aspectos da sua actualidade (os discursos éticos e interculturais), bem como os desafios a que tem de responder. Para tal, evidenciámos não só o carácter interrogativo que a fi losofi a da educação assume perante o mundo, a realidade e as coisas (ela começa quando as coisas deixam de ser evidentes), como também a natureza do seu questionar total e radical que procura ir até à origem última de tudo questionando-se, necessariamente, sobre os fi ns da educação. Por fi m, concluímos que a filosofia da educação apela não somente a um saber, mas também a um saber ser pelo saber, fundamental aos fenómenos educacionais de que a ética, o interculturalismo, a cidadania e a democracia constituem exemplos.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/4407
ISSN: 1647-8614
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9_-_razao_filosofica_e_razao_educativa.pdf902.66 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.