Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4407
Title: | Razão filosófica e razão educativa: a Filosofia da Educação como uma filosofia aplicada | Authors: | Pedro, Ana | Issue Date: | 2006 | Publisher: | Imprensa da Universidade Coimbra | Abstract: | Neste artigo procurámos encetar um conjunto de reflexões sobre a natureza da filosofi a da educação (teórica ou pragmática?), estatuto (filosofia aplicada ou autónoma?), sentido e lugar que ocupa na sua relação com as questões pedagógicas. Também foi nossa intenção refl ectir sobre alguns aspectos da sua actualidade (os discursos éticos e interculturais), bem como os desafios a que tem de responder. Para tal, evidenciámos não só o carácter interrogativo que a fi losofi a da educação assume perante o mundo, a realidade e as coisas (ela começa quando as coisas deixam de ser evidentes), como também a natureza do seu questionar total e radical que procura ir até à origem última de tudo questionando-se, necessariamente, sobre os fi ns da educação. Por fi m, concluímos que a filosofia da educação apela não somente a um saber, mas também a um saber ser pelo saber, fundamental aos fenómenos educacionais de que a ética, o interculturalismo, a cidadania e a democracia constituem exemplos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4407 | ISSN: | 1647-8614 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
9_-_razao_filosofica_e_razao_educativa.pdf | 902.66 kB | Adobe PDF | ![]() |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.