Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/41484
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balula, Ana | - |
dc.contributor.author | Cravo, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Pereira, Susana | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T15:43:25Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-21T05:30:52Z | - |
dc.date.available | 2017-04-27T15:43:25Z | |
dc.date.available | 2020-09-21T05:30:52Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 0872-2110 | - |
dc.identifier.issn | 2183-7260 (PDF) | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/41484 | - |
dc.description.abstract | Como é do conhecimento geral, o ensino das Línguas Clássicas tem vindo a perder expressão no contexto português. A recente oficialização da disciplina de “Introdução à Cultura e às Línguas Clássicas” para o Ensino Básico, como oferta de escola, veio ajudar a revitalizar o interesse nesta área. Consequentemente, têm sido promovidas algumas iniciativas de formação para apoiar os professores envolvidos. Este foi, assim, um dos principais objetivos subjacentes à criação das Oficinas de Didática do Latim, que se realizaram em e-learning e agregaram professores de todo o país. Neste trabalho, apresenta-se em detalhe um dos produtos destas Oficinas, mais concretamente um conjunto de materiais e recursos especialmente dirigido a Clubes e Projetos de Escola. Além disso, a título de exemplo, também se avança com possibilidades de didatização, tendo em conta as Metas Curriculares definidas para algumas disciplinas de 5.º ano, numa perspetiva de interdisciplinaridade. | por |
dc.description.abstract | As widely known, the teaching of Classical Languages has been losing expression in the Portuguese context. The recent formalization of the discipline “Introduction to Classical Culture and Languages” for primary education, as school offer, came to help revitalize the interest in this area. Consequently, a series of training initiatives have been developed to support the teachers involved. This was thus one of the main objectives underlying the creation of an e-learning Workshop in Didactics of Latin, which involved teachers from all around the country. In this paper, one of the products of these workshops is depicted, specifically a set of materials and resources to be used in Clubs and School Projects. In addition, didactization possibilities are also put forth, taking into account the Curricular Targets set for some 5th-grade courses, from an interdisciplinary viewpoint. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | - |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Ensino do latim | por |
dc.subject | didática do latim | por |
dc.subject | formação de professores | por |
dc.subject | formação contínua | por |
dc.subject | Cultura e línguas clássicas | por |
dc.title | Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos | por |
dc.title.alternative | Workshop in didactics of latin: putting forward materials and resources | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Boletim de Estudos Clássicos vol. 60 | - |
uc.publication.firstPage | 145 | - |
uc.publication.lastPage | 163 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Boletim de Estudos Clássicos | - |
uc.publication.volume | 60 | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/0872-2110_60_11 | - |
uc.publication.section | Didática das línguas clássicas | - |
uc.publication.orderno | 12 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41484/229161/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41484/229161/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11437833 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Boletim de Estudos Clássicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
oficinas_de_dida_tica_do_latim.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.