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Title: Perceções sobre os ‘novos’ processos de RVCC na Educação de Adultos: evolução ou involução metodológica?
Authors: Morais, Anabela R. A.
Oliveira, Albertina L.
Issue Date: 2017
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/41289
Abstract: This paper aims to identify adults’ conceptions on the new process of Recognizing, Validation and Certification of Competences (RVCC), particularly about the introduction of a test of demonstration of skills at the end of the process. This test is an innovation introduced in 2013 in the new Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEPs – Centers to the Qualification and Professional Education). The study is qualitative‑‑interpretative, guided by a comprehensive view of the matter. Data were collected through semi‑‑structures interviews with 20 adult women aged 31 to 53 years old, which work in the sectors of Social Work and Guidance and Children Protection Body and Youth Services. The informants had finished the process of RVCC according the new rules adopted by the CPQEPs, with the application to a final test of demonstration of skills. A documental analysis of the interviewees’ portfolios was also carried out, in order to gather information about the sociodemographic profile of the informants. Among the findings, it is emphasized that the respondents hold a positive perception of the RVCC process, feeling recognized and valued by it. The informants also note that the length of the training was insufficient, since they associate the process with a conventional training which new knowledge is learned and then tested (and not deepen knowledge through reflection on their life span). It may have leaded them to face more naturally the fact that they are evaluated through a scholar‑‑pattern test at the end of the RVCC process.
O objetivo do presente texto é o de identificar as perceções que têm os adultos sobre o novo processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), particularmente sobre a introdução de uma prova de demonstração de competências ao final do processo. Trata‑‑se de uma novidade introduzida a partir de 2013 nos então criados Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEPs). A metodologia do estudo realizado caracteriza‑‑se como qualitativo‑‑interpretativa, orientada por uma perspetiva compreensiva da questão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas a 20 mulheres adultas, com idades entre 31 e 53 anos, que exercem profissão em instituições que atuam na área de Trabalho Social e Orientação e de Serviços de Apoio a Crianças e Jovens. As participantes concluíram o processo de RVCC segundo as novas diretrizes adotadas pelos CQEPs, com a realização de prova de demonstração de competências ao final do processo. Também foi conduzida uma análise documental para apurar dados de natureza sociodemográfica no portefólio das participantes. Entre as conclusões, destaca‑‑se que as entrevistadas guardam uma perceção positiva do processo de RVCC, sentindo‑‑se reconhecidas e valorizadas pelo mesmo. As participantes observam ainda que a duração da formação foi insuficiente, uma vez que associam o processo a uma formação convencional, em que são aprendidos novos conhecimentos que depois são colocados à prova (e não aprofundar conhecimentos por meio da reflexão acerca do seu percurso de vida). Isso pode tê‑‑las levado a encarar com mais naturalidade o facto de serem avaliadas no fim do processo através de uma prova escolarizante.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/41304
ISBN: 978-989-26-1325-3
978-989-26-1326-0 (PDF)
DOI: 10.14195/978‑ 989‑ 26‑ 1326-0_15
Rights: open access
Appears in Collections:Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil

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