Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/41220
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | César, Orlando | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T10:31:11Z | |
dc.date.accessioned | 2020-10-04T07:02:39Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T10:31:11Z | |
dc.date.available | 2020-10-04T07:02:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 2183-5918 | - |
dc.identifier.issn | 2183-6019 (PDF) | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/41220 | - |
dc.description.abstract | O jornalismo requer observação e pesquisa para o identificar. Requer que seja ultrapassada a indefinição sobre o que é (uma arte, uma profissão, uma ocupação) e sobre quem são os jornalistas (um grupo, uma comunidade). Importa também mapear a sua formação, desde os seus primórdios até aos diferentes programas de graduação. Determinar quais as matérias nucleares do ensino do jornalismo e em que medida o conjunto de referenciais de competência pode dar forma a um elenco de saberes necessário ao desempenho profissional. Torna-se necessário entender os mecanismos do jornalismo para o compreender, assim como determinar os quadros teóricos em que o jornalismo opera, as teorias, os métodos e técnicas das ciências sociais mobilizados para representar o mundo. Ações que habilitem o jornalismo com um corpo de saberes e de crítica, que seja reconhecido por quem ensina, por quem aprende, por quem o pratica e pelos públicos a que se destina a informação jornalística. | por |
dc.description.abstract | Journalism requires observation and research for his identification. Requires to overcome the lack of definition about what it is (an art, a profession, an occupation) and who are journalists (a group, a community). It also matters map its formation, from its beginnings to the different degree programs. Determine which are the nuclear subjects of journalism’s teaching and in what extent the set of competence frameworks can form a cast of knowledge necessary for professional performance. It is necessary to understand journalism mechanisms to understand and to determine the theoretical frameworks in which journalism operate, theories, methods and techniques of the social sciences mobilized to represent the world. Actions that enable journalism with a body of knowledge and criticism that is recognized by those who teach it, by the learners, by those who practice it and by the public to whom journalistic information is intended. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | - |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | journalism | eng |
dc.subject | profession | eng |
dc.subject | body of knowledge | eng |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | jornalismo | por |
dc.subject | profissão | por |
dc.subject | corpo de saberes | por |
dc.title | O ensino do jornalismo e as práticas profissionais: inscrever teorias manifestas com base epistemológica | por |
dc.title.alternative | Journalism training and professional practice: understanding the manifest theories with an epistemological basis | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Mediapolis n.º 3 | - |
uc.publication.firstPage | 79 | - |
uc.publication.issue | 3 | - |
uc.publication.lastPage | 91 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Mediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público | - |
dc.identifier.doi | 10.14195/2183-6019_3_5 | - |
uc.publication.section | O ensino do jornalismo no século XXI | - |
uc.publication.orderno | 6 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/41220/265163/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/41220/265163/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/12095921 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Mediapolis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_ensino_do_jornalismo_e_as_praticas_profissionais.pdf | 848.7 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.