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https://hdl.handle.net/10316.2/40912
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Morais, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T10:43:52Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-08T12:50:08Z | - |
dc.date.available | 2017-01-02T10:43:52Z | |
dc.date.available | 2020-09-08T12:50:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1297-3 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1298-0 (PDF) | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/40912 | - |
dc.description.abstract | At the beginning of 1939, when Spain was about to get out of a violent civil war and Europe was months away into a no less violent war, Salvador Espriu resorts to the Antigone myth to write a committed and urgent text in order to overcome the trauma caused by the hatred of a fratricidal strife that so much destruction brought to Thebes, polis that allegorically represents Spain. Years later (in 1955), in the same line of Espriu, but with a different, more pessimistic, perspective, José Bergamín writes in his exile in Paris a dechristianized Christian allegory of the same Greek myth, in order to demonstrate the impossibility of a communion rite in an ideologically divided Spain living under a fierce dictatorship that deprived all its opponents of their citizenship rights. | eng |
dc.description.abstract | Nos começos de 1939, quando a Espanha estava prestes a sair de uma violenta guerra civil e a Europa estava a meses de entrar numa não menos violenta Guerra, Salvador Espriu recorre ao mito de Antígona para escrever um texto comprometido e de urgência, com o intuito de superar o trauma causado pelos ódios de uma contenda fratricida que tanta destruição trouxe a Tebas, polis que alegoricamente representa Espanha. Na mesma linha de Espriu, mas com uma perspetiva diferente, mais pessimista, José Bergamín, anos mais tarde (1955), escreve, no exílio de Paris, uma alegoria cristã, descristianizada, do mesmo mito grego, com o objetivo de evidenciar a impossibilidade de um rito de comunhão, numa Espanha ideologicamente dividida e a viver sob uma feroz ditadura que privava dos direitos de cidadania todos os que se lhe opunham. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.publisher | Annablume | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/40906 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Sophocles | eng |
dc.subject | Antigone | eng |
dc.subject | Salvador Espriu | eng |
dc.subject | José Bergamín | eng |
dc.subject | civil war | eng |
dc.subject | Sófocles | por |
dc.subject | Antígona | por |
dc.subject | Salvador Espriu | por |
dc.subject | José Bergamín | por |
dc.subject | guerra civil | por |
dc.title | Figurações da guerra civil espanhola em duas releituras do mito de Antígona | por |
dc.title.alternative | Figurations of the Spanish civil war in two readings of the Antigone myth | eng |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.collection | Humanitas Supplementum | por |
uc.publication.firstPage | 85 | - |
uc.publication.lastPage | 99 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-1298-0_6 | - |
uc.publication.section | Recepção em Portugal e Em Espanha | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 28 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | por |
uc.publication.bookTitle | O livro do tempo: escritas e reescritas: teatro greco-latino e sua recepção II | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/40912/205046/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/40912/205046/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11071397 | - |
uc.publication.parentItemId | 54663 | - |
uc.itemId | 69025 | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
Appears in Collections: | O livro do tempo: escritas e reescritas: teatro greco-latino e sua recepção II |
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File | Description | Size | Format | |
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figurac_o_es_da_guerra_civil_espanhola_em_duas_releituras_do_mito_de_anti_gona.pdf | 626.88 kB | Adobe PDF |
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